domingo, 1 de novembro de 2009

Transtorno Conversivo( Dissociativo)



Um diagnóstico bastante comum nos pronto-atendimentos é o que denominamos de Transtorno Conversivo( dissociativo). Na linguagem informal, também conhecido como "crise conversiva", "crise H". Muitos médicos desconhecem a natureza psiquiátrica dessas crises e se incomodam de atender esses pacientes nas emergências médicas.
Nesse transtorno o paciente converte em sintomas físicos conflitos psicológicos inconscientes.O paciente não está simulando nada. Ele realmente sente os sintomas, só que a investigação diagnóstica não revela uma causa física subjacente.
As características básicas são a perda parcial ou total da integração da consciência, isto é, o paciente perde a memória, a consciência da sua própria identidade, a sensação e o controle dos movimentos corporais. Geralmente identificamos uma relação temporal entre a crise conversiva e eventos traumáticos, problemas insolúveis ou relações pessoais deterioradas de forma grave.
Entre os diferentes tipos de transtorno conversivo classificamos a amnésia dissociativa, a fuga dissociativa, o estupor dissociativo, o transtorno de transe e possessão, transtornos dissociativos mistos de movimento e sensação, transtorno de personalidade múltipla, convulsões dissociativas e outros.
No transtorno Conversivo, o controle dos sintomas é involuntário, a motivação é inconsciente e há o que chamamos de ganho secundário( benefícios indiretos pela doença).

Nenhum comentário:

Postar um comentário