quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TDAH( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)






O TDAH é um quadro neurobiológico que se caracteriza pelo desempenho inapropriado dos mecanismos que regulam a atenção, a reflexão e a atividade, de instalação na infância, de apresentação heterogênea, com sintomas preponderantes de impulsividade, hiperatividade e desatenção.
Em 1902, George Still descreveu um grupo de crianças que apresentava comportamento hiperativo, dificuldades de aprendizado e conduta, incapacidade de se concentrar.
Em nível neurológico, acredita-se que seja um transtorno na função executiva, que processa o controle de impulsos por inibição dos comportamentos e através da previsão das consequências dos atos. Nos indivíduos com TDAH há uma falha nesses mecanismos centrais, provocando baixa tolerância à espera, alta necessidade de recompensa imediata, respostas rápidas, mas imprecisas.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH)



Atualmente no Brasil 100 mil casos estão sendo tratados para TDAH. Se levarmos em conta que 5 % da população infantil e adolescente apresenta a doença, esse número é abaixo do necessário. A mídia fala em excesso de diagnóstico de TDAH e excesso de uso de metilfenidato. Isso é uma desinformação.
Se pensarmos em adultos, o índice da doença é de 4,6 %, porque em 60 % dos casos o TDAH infantil se prolonga pela adolescência e se perpetua na vida adulta.