segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Transtornos Psicosexuais



Os transtornos psicosexuais incluem a parafilias, os transtornos de preferência sexual, que se caracterizam por fantasias sexuais socialmente inaceitáveis, tornando-se exclusivos para a satisfação sexual. São comportamentos imperativos, repetitivos e estereotipados, com fantasias sexuais especializadas envolvendo objetos e situações incomuns.

O estresse aumenta a repetição dos atos parafílicos e o repúdio social aumenta a sua clandestinidade. Dependendo do parceiro sexual, pode ser considerada uma prática aceitável e alternativa de atividade sexual excitante. As parafilias são também conhecidas ,na linguagem leiga, como perversões e desvios. O início ocorre antes dos 18 anos de idade em 50 % dos casos.


Transtornos do Ciclo Menstrual



Na síndrome pré-menstrual , que acomete metade das mulheres, ocorrem sintomas mentais( alterações de humor), e sintomas físicos( cefaléia, mastalgias e inchaço), geralmente de intensidade branda. Ocorrem uma semana antes da menstruação.
No transtorno disfórico pré-menstrual aNegrito intensidade dos sintomas é maior, com predominância mental( irritabilidade, choro, impulsividade e ansiedade), acometendo mulheres de 25 a 35 anos, com comprometimento funcional maior que a síndrome pré-menstrual. O tratamento inclui antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina(ISRS).
Nos transtornos mentais da menopausa há queda da autoestima, piora dos sintomas depressivos, irritabilidade, ansiedade, problemas de memória, desconcentração e diminuição da libido. O início se dá entre 40 e 50 anos. O tratamento inclui acompanhamento ginecológico e psiquiátrico conjunto.

Transtornos no Puerpério



Os transtornos mentais agudos na fase puerperal são a psicose ou a depressâo. Elas se manifestam do 2º dia aos 3 meses depois do parto, com severidade variável.

A psicose pós-parto ocorre nas primíparas( primeira gestação) numa proporção de 1 para 500 gestações. No parto seguinte é de 1 para 3.

O risco de depressão pós-parto em primíparas de 10 a 15 %. O risco de recorrência é de 50 %.

Além desses quadros graves, a tristeza pós-parto atinge dois terços das puérperas, ocorrendo nos primeiros 10 dias do pós-parto e se caracteriza por irritabilidade, depressão, labilidade de humor, choro fácil,e indisposição geral.

O tratamento pode incluir o uso de antipsicóticos, estabilizadores de humor, antidepressivos e hospitalização para evitar o risco para a criança e para a mãe.