domingo, 4 de outubro de 2009

Narcisismo Saudável X Narcisismo Patológico






Num mundo tão competitivo como o nosso, falar em narcisismo, ser o primeiro, o melhor, é quase uma obrigação em nome do sucesso. Existe diferença entre o narcisismo saudável e o transtorno de personalidade narcisista?


No narcisismo saudável, que faz parte do nosso desenvolvimento desde criança, quando fomos estimulados pelos nossos cuidadores, está a semente de uma boa autoestima. No narcisismo doentio está a semente da baixa autoestima.

Quando um indivíduo adoece na sua autoestima, o seu narcisismo está com problemas. Ou ele está muito inflado e a pessoa não consegue atingir as suas expectativas irrealistas ou ele foi subdesenvolvido a ponto da pessoa achar-se desvalorizada. Atencão!!! Não estou falando de nenhuma doença física ou mental que esteja abalando a autoestima neste momento. Obviamente que todos nós somos vulneráveis a estressores que machucam nossa autoestima. Agora estou falando exclusivamente da personalidade primária.

No narcisismo saudável, a pessoa conhece as suas qualidades e defeitos, as suas forças e fraquezas e portanto respeita os seus limites e o limite dos outros. No transtorno de personalidade narcisista, essa fronteira desaparece e a pessoa trata o mundo a partir de seu umbigo, o seu pequeno mundo.

O termo narcisista já adquiriu uma conotação pejorativa na sociedade. Ninguém elogia alguém chamando-o de narcisista. Mas existe uma porção do nosso eu que é narcisista, tanto para mantermos o nosso amor próprio, quanto para vivermos em busca de melhorias evolutivas.

Tipos de Transtorno de Personalidade



Existem diferentes tipos de Transtornos de Personalidade(TP). Geralmente classificamos os transtornos com características comuns no mesmo grupo geral(clusters).


O primeiro agrupamento é o A: Transtorno de Personalidade Paranóide, Esquizóide e Esquizotípica.


O segundo agrupamento é o B: Transtorno de Personalidade Borderline, Narcisista , Antissocial, Histérica e Histriônica.


O terceiro agrupamento é o C: Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo, de Esquiva e Dependente.


Quando estamos avaliando clinicamente a pessoa, fazemos uma avaliação ampla, levando em conta as doenças psiquiátricas maiores( Eixo I), os transtornos de Personalidade( Eixo II), as doenças médicas outras( Eixo III), os desencadeantes psicossocioambientais( Eixo IV) e o funcionamento global no último ano( Eixo V). Portanto, a visão é multiaxial, composta de cinco parâmetros de avaliação simultaneamente. Os eixos se interrelacionam e se influenciam reciprocamente.