quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Será que tenho TOC?






Algumas perguntas são úteis para esclarecer se alguém apresenta sinais e sintomas de TOC.


_ Você percebe que pensamentos ou imagens sobre determinada coisa ficam se repetindo na sua cabeça, mesmo contra a sua vontade?


_ Você costuma ficar muito preocupado com a sujeira? Costuma, em função disso, lavar as mãos várias vezes ou tomar muitos banhos?


_ Você tem alguma mania que o incomoda?


_ Você fica muito tempo checando coisas para ver se elas estão fechadas corretamente? Por exemplo, a porta de casa, o carro, o botijão de gás.


_ Você chega muito atrasado aos seus compromissos por ter de ficar verificando detalhes de tudo o que faz?


- Deixar de seguir uma rotina ou uma programação em sua vida o deixa muito nervoso?

Transtorno Obsessivo-Compulsivo(TOC)



Estima-se que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo(TOC) tem uma prevalência ao longo da vida em torno de 2,5% da população. O início dos sintomas ocorre na adolescência ou no começo da vida adulta.

As características diagnósticas do transtorno são a presença de obsessões( pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes que são experimentados como intrusivos e inadequados). Por causarem sofrimento, a pessoa tenta ignorá-los ou acalmá-los através de atos repetitivos( as compulsões), que podem ser motores ou mentais, causando sofrimento pela irracionalidade e pela incapacidade de resistir ao impulso.
O tratamento se faz pelo uso de medicamentos que regulam o neurotransmissor serotonina, além da terapia cognitivo-comportamental(TCC) para reduzir os prejuízos causados pela doença. O curso do transtorno é crônico, com tendência à cronicidade. Em quadros graves e resistentes aos medicamentos, a psicocirurgia está indicada. Há uma melhora entre 25 e 90 % dos pacientes operados.