segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Causas do Retardo Mental

As causas do RM podem ser divididas em classes: 15 % se devem a alterações precoces no desenvolvimento embrionário, hereditariedade em 5 a 10 % dos casos, alterações no período gestacional e perinatal em 10 % dos casos, condições médicas contraídas no início da infância em 10% dos casos, distúrbios genéticos isolados em 7 % dos casos, agentes ambientais em 20 % dos casos, nos demais não se detectam as causas.
Vamos a exemplos :
Fatores Pré-concepção:
-Anomalias Cromossômicas- Síndrome de Down( trissomia do cromossomo 21), Síndrome de Turner( Cromossomo XO)
- Distúrbios Metabólicos: Fenilcetonúria( prevenção-teste do pezinho), galactosemia, síndromes diversas
- Anomalias Congênitas Múltiplas: Mal-formações, defeito no tubo neural, anomalias craniofaciais.
Fatores Perinatais
- Anormalidades gestacionais: desnutrição materna, disfunção circulatório-placentária-fetal, disfunções placentárias
- Trauma: Hemorragia intracraniana, Hipóxia( baixa oxigenação) ou anóxia, prematuridade
- Tóxicas: Radiação, intoxicação por metais pesados, uso de substâncias psicoativas( álcool, tabaco e drogas ilícitas)
- Infecciosas: Rubéola, meningite, encefalites, toxoplasmose congênita, sífilis congênita, infecção por HIV, citomegalovirose.
- Metabólicas: Hipoglicemia, Hipotireoidismo congênito, Icterícia grave( amarelão)
Fatores Ambientais
- Deficiência Nutricional, acidentes, pobreza, sindrome da privação afetiva e/ou cultural.

Retardo Mental e Apresentação Clínica

Aproximadamente 3 % da população geral possui quociente de inteligência (QI) dois desvios padrões abaixo da média. A maioria dos pacientes com retardo mental(RM) , em torno de 90%, têm comprometimento leve, enquanto os demais variam do comprometimento intenso a profundo.
A cada 1000 nascimentos, há a prevalência de 3 a 4 nascimentos para QI abaixo de 50. Desse grupo, 0,3 % são descritos como retardo mental moderado a grave.
Pela classificação da CID10( OMS):
-QI entre 51 e 69= Retardo Mental Leve( idade entre 9 e 12 anos em adultos)
-QI entre 35 e 49= Retardo Mental Moderado( idade entre 6 e menos de 9 anos em adultos)
-QI entre 20 e 40= Retardo Mental Grave( idade de três e menos de 6 anos em adultos)
-QI abaixo de 20=Retardo Mental Profundo( idade abaixo de 3 anos em adultos).

Retardo Mental e Definições



O interesse no tópico inteligência está presente em toda a humanidade através da história. Para se evitarem estigmas e preconceitos, a CID 10( Classificação Internacional das Doenças-OMS) conceitua o RM como uma condição do desenvolvimento incompleto da mente, especialmente caracterizada por comprometimento de habilidades manifestadas durante o período de desenvolvimento, as quais contribuem para o nível global de inteligência, isto é, as capacidades cognitivas, de linguagem, motora e social.

Inteligência é a capacidade do indivíduo agir de maneira proposital, pensar de forma racional e lidar de modo afetivo com o seu ambiente. Essa capacidade possui componentes inatos e outros agregados através do estudo e treinamento. Nesse conceito também observamos a ênfase dada ao aspecto emocional, pois as diferentes regiões cerebrais trabalham em harmonia para um resultado ideal em cada situação ou desafio. Visite : http://academiainteligencia.blogspot.com

Retardo Mental



Um problema sério que observamos na clínica é a situação do paciente com retardo mental e a angústia e sobrecarga que sofrem os familiares envolvidos no cuidado desse paciente.

O retardo mental é um diagnóstico que aparece frequentemente no consultório. Muitas mães criam uma expectativa de que o filho ou a filha vai recuperar as suas capacidades intelectuais um dia. É difícil trazer os familiares para a realidade de que isso não vai acontecer.

O retardo mental é o resultado do desenvolvimento cerebral anormal, decorrente de inúmeras causas, sejam pré-natais, perinatais ou adquiridas posteriormente. O resultado é o funcionamento intelectual significativamente inferior à média da idade cronológica. O início é antes dos 18 anos de idade. Podem ocorrer prejuízos no funcionamento adaptativo e sintomas psiquiátricos concomitantes.