segunda-feira, 29 de março de 2010

Comportamento Agressivo

O comportamento agressivo nunca é normal. Se um ato agressivo ocorreu isoladamente, precisamos examinar o contexto em que ele aconteceu. Em momentos de tensão, estresse, ameaça à vida, o ser humano pode reagir  em resposta ao risco iminente. Essa resposta reflexa é determinada geneticamente e desencadeada neurologicamente por uma estrutura nervosa, chamada amigdala cerebral.
Ao contrário do ato agressivo único, o comportamento agressivo é um conjunto de ações repetidas no decorrer do tempo e indica um sintoma de algum transtorno psiquiátrico. Mesmo o ato agressivo isolado deve ser elucidado à luz da avaliação psiquiátrica, porque pode ser um indício de doença mental encoberta.

O doente mental não é mais agressivo que a população em geral. Mesmo que os meios de comunicação mostrem casos de esquizofrênicos que matam pessoas, esses casos são a exceção , não a regra. A maioria das situações envolvendo comportamento agressivo ou violento está em outros domínios classificatórios, como usar da força para obter ganhos materiais, status, o prazer sádico, vingança ou mesmo afirmação de algum dogmatismo ou fundamentalismo religioso ou político. Esse domínio engloba pessoas com características antissociais.

Quando o comportamento agressivo está dentro do domínio de doença mental tratável, esse comportamento raramente isenta o infrator da sua responsabilidade criminal, exceção feita às doenças psicóticas que comprometem o juízo crítico do portador, por incapacitá-lo de enxergar a realidade.

O uso de substâncias é de longe a causa mais frequente de comportamento agressivo. Vimos recentemente o assassinato do cartunista Glauco em São Paulo ,o que reforça essa estatística. Os outros transtornos relacionados com comportamento agressivo são: a Esquizofrenia, o Transtorno afetivo bipolar, Transtornos de Personalidade e Transtornos de Conduta. O comportamento agressivo pode ocorrer transitoriamente em quadros orgânicos, quando há uma oscilação de consciência, por desequilíbrio metabólico, o que ocorre em pessoas internadas por diferentes doenças físicas. O nome dado a esse quadro de flutuação de consciência e rebaixamento do controle dos impulsos é Delirium. Outra causa de agressividade é a demência, por haver uma perda das funções cognitivas, incluindo a avaliação dos próprios atos.

Se  a causa for produzida por alguma doença clínica de ordem médica geral, devemos tratar a doença básica e excluir outras possíveis patologias psiquiátricas. Não menos frequentes estão outras doenças psiquiátricas percentualmente menos comuns como o transtorno de controle de impulsos, transtorno de ajustamento, transtorno de estresse agudo , transtorno explosivo intermitente e bullying entre os estudantes.