sábado, 3 de outubro de 2009

Será que tenho Transtorno de Personalidade?



Eis mais uma pergunta que vale a pena pensar a respeito. Vamos ajudá-lo(a) a esclarecer essa dúvida:


1- Você tem dificuldade de controlar os seus impulsos, age sem pensar?


2- Usa regularmente álcool e outras drogas?


3- Tem dificuldade de se relacionar com as pessoas? Envolve-se constantemente em conflitos?


4- Seu comportamento lhe cria problemas e reclamações no trabalho e na família?


5- Suas atitudes geram sofrimento em você ou em outras pessoas?


6- Você se sente incompreendido pela maioria das pessoas? Elas costumam julgar seus atos de forma errônea?

Personalidades Doentias



Um ditado oriental diz que as pessoas percebem as nossas forças antes que nós o façamos, mas também percebem nossas fraquezas antes que percebamos. Esse ditado explica o que acontece com as personalidades doentias. A pessoa doente não percebe que seus traços de personalidade causam mal ao mundo. Se percebem, minimizam isso! Rejeitam enxergar que precisam mudar. Por isso, é difícil tratar os transtornos de personalidade. No início as pessoas são quase sempre levadas a tratamento. Muitos desistem antes de qualquer sinal tênue de mudança.


Quando estamos diante de uma pessoa com transtorno de personalidade(TP), estamos diante de algumas características identificáveis:


- A pessoa tem um comportamento, um pensamento, um funcionamento interpessoal que se desvia do esperado para as normas da cultura. Geralmente há descontrole de impulsos e esse indivíduo faz muitas "besteiras", causando problemas para a família, cônjuge, sociedade e para si mesmo.


- O padrão alterado acontece em diferentes situações e contextos, seja pessoal ou social.


- O padrão é persistente e estável, começando geralmente na adolescência ou vida adulta.


- Nenhum outro transtorno mental maior explica melhor o padrão doentio.


-O padrão doentio não é resultado momentâneo de efeitos de drogas ou medicamentos, ou causado por alguma doença médica diagnosticável.

Choques de Personalidades e Incompatibilidades



Se levarmos em conta a teoria dos 5 fatores e as prováveis combinações, podemos entender por que algumas pessoas se relacionam melhor entre si e outras se chocam entre si.

Os choques de personalidade são incompatibilidades de traços predominantes. A afinidade de personalidades é a compatibilidade de traços predominantes. Mas aquela idéia de que os diferentes se atraem não é verdadeiro? Parece que é verdadeiro até certo ponto, mas quando as diferenças de traços de personalidade são muito grandes, acabam afastando as pessoas e não apimentando os relacionamentos, sejam amorosos ou profissionais.

Dos 5 grandes grupos, o fator que mais contribui para o choque de personalidades é o neuroticismo. Numa pesquisa com 300 casais americanos , publicada em 1987, depois de quarenta e cinco anos de acompanhamento( follow-up), mostrou que as crises conjugais que degeneraram em separação foram causadas pelo grupo do neuroticismo: as reações emocionais explosivas, o excesso de brigas, a instabilidade, a hostilidade , a insegurança no relacionamento. Os outros grupos não foram determinantes da separação. Mesmo admitindo os comportamentos disruptivos e problemáticos, os cônjuges não conseguiram se ajustar para preservar os casamentos. A força de vontade é insuficiente para modificar temperamentos! Muitas características do grupo do neuroticismo estão por trás de muitos transtornos psiquiátricos, como transtornos de humor, transtornos ansiosos e transtornos de personalidade.
A diferença no gosto dos relacionamentos humanos é o tempero. Se ele for muito forte ou nosso paladar muito sensível, não vamos nos digerir adequadamente.

Teorias sobre a Personalidade



Na década de 80 os americanos Robert McCrae e Paul T .Costa elaboraram o modelo dos 5 fatores. Através desse modelo é possível classificar os traços de personalidade. Os cinco fatores aceitos são: extroversão, afabilidade, neuroticismo, abertura à experiências e consciência.

A extroversão inclui a sociabilidade. Em um extremo estão as pessoas reservadas e no outro extremo, as pessoas afetivas. Haveria o tímido versus o sociável, o quieto versus o falante, o passional versus o insensível, o discreto versus o alegre.

A estabilidade emocional é um conjunto de características que foram classificadas no grupo do neuroticismo. O nível de irritabilidade, ansiedade, nervosismo são mensurados neste grupo.

No fator consciência estão a responsabilidade, a disciplina, a organização, a pontualidade.

No fator afabilidade estão presentes a maneira como o indivíduo lida com as outras pessoas, se é cruel ou piedoso, crítico ou tolerante, mesquinho ou generoso.

No fator abertura à experiências estão o interesse em experimentar novas experiências, a curiosidade, o conservadorismo versus a liberalidade, etc.

Esses fatores são observados na clínica e a partir deles foram desenvolvidos testes que tentam desenhar objetivamente a configuração da personalidade de uma pessoa, a fim de prever determinados comportamentos e pensamentos.

Dificilmente uma pessoa vai conseguir radicalmente mudar os seus traços predominantes, que compôem sua identidade, estável e constante, mas poderá atenuar alguns traços e fortificar outros. Digo que uma pessoa introvertida nunca será um "extrovertido verdadeiro", mas pode ser um "extrovertido funcional", se aprender habilidades interpessoais, aprender a interagir com o mundo e buscar aprimoramento através de técnicas.

Pesquisas mostram que os traços de personalidade ligados ao neuroticismo são os mais difíceis de mudar( temperamento?).Mesmo os outros traços ligados à consciência ou extroversão possuem um limite provável de modificação. Alguns estudiosos recomendam não estimar mais do que 10 % de modificação.

É Possível Curar os Transtornos de Personalidade?



Vários conceitos deixam essa pergunta bastante complexa. O primeiro conceito é o de cura. Cura é supressão temporária ou definitiva de sintomas. Então, podemos dizer que os transtornos de personalidade são tratáveis, mas talvez não sejam curáveis. Imaginemos uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial( psicopatas). Nesse caso, vários trabalhos demonstram que não há cura, pois mesmo submetidos a diferentes tipos de tratamento, esses indivíduos mantêm os padrões desadaptativos de comportamento. Portanto, até o momento em que escrevo, são, a priori, incuráveis, porque são intratáveis com os métodos conhecidos pela Psiquiatria e Psicologia.
Entretanto, outros transtornos de Personalidade(TP) podem responder a determinados tratamentos, incluindo psicoterapias e medicamentos. As psicoterapias são modalidades de tratamento através da interação verbal geralmente, que visa à modificação de traços anormais de personalidade através de novas aprendizagens emocionais corretivas e alterações de padrões disfuncionais de pensamento. Os medicamentos podem flexibilizar a transmissão neuroquímica, contribuindo para a atenuação de determinados traços dos transtornos de personalidade.(TP).
Muitos transtornos de personalidade mostram uma atenuação depois de uma determinada idade, como o transtorno de personalidade borderline, enquanto outros parecem manter-se estáveis ao longo do tempo.
Então a resposta à pergunta é: depende do transtorno de personalidade, depende do grau de comprometimento mental, da rigidez do paciente e da motivação para o tratamento. Sim, podemos curar, mas muitas curas precisam de uma constante autoavaliação do paciente, corrigindo os padrões que foram aprendidos desde a infância. E o termômetro da cura vai ser deixar de agredir o mundo e as pessoas e começar a ter uma atitude construtiva e saudável!

Transtornos da Personalidade nos Consultórios



Os transtornos de personalidade(TP) têm ocupado a prática psiquiátrica e psicológica com mais frequência. A prevalência de algum transtorno de personalidade na população geral é de 10 a 15 %.Quando avaliamos a população psiquiátrica, com qualquer transtorno de personalidade, esse percentual chega a mais de 50%.
Todos possuímos uma personalidade. Mas quando uma personalidade se transforma num transtorno? Isso ocorre quando traços( características) dessa personalidade ficam inflexíveis ou desadaptativos para a sobrevivência ótima do indivíduo em diferentes situações e contextos. Isso denota que fatores culturais podem influenciar o que se considera adaptativo. Portanto, a personalidade saudável precisa de um referencial cultural. Quando a personalidade se desvia das normas esperadas numa determinada sociedade ou cultura, estamos diante de um transtorno.
Uma característica ,historicamente associada a qualquer transtorno de personalidade, que foi abordada por Kurt Scnheider, diz respeito a tendência de portadores de transtorno de personalidade de fazerem outros sofrer. Como o indivíduo é inflexível, sente, pensa e percebe a si e o mundo de maneira doentia, traz muito sofrimento para si e para os que o cercam.
Os TP surgem na adolescência e início da vida adulta, mas já podem mostrar sinais na infância. São diagnosticados a partir dos 18 anos. São estáveis no tempo,isto é, não são passageiros e se manifestam mesmo na ausência de uma doença mental como depressão, ansiedade ou esquizofrenia. Os TP geralmente coexistem com outras doenças mentais, sendo diagnosticadas separadamente.