sábado, 3 de outubro de 2009

Personalidades Doentias



Um ditado oriental diz que as pessoas percebem as nossas forças antes que nós o façamos, mas também percebem nossas fraquezas antes que percebamos. Esse ditado explica o que acontece com as personalidades doentias. A pessoa doente não percebe que seus traços de personalidade causam mal ao mundo. Se percebem, minimizam isso! Rejeitam enxergar que precisam mudar. Por isso, é difícil tratar os transtornos de personalidade. No início as pessoas são quase sempre levadas a tratamento. Muitos desistem antes de qualquer sinal tênue de mudança.


Quando estamos diante de uma pessoa com transtorno de personalidade(TP), estamos diante de algumas características identificáveis:


- A pessoa tem um comportamento, um pensamento, um funcionamento interpessoal que se desvia do esperado para as normas da cultura. Geralmente há descontrole de impulsos e esse indivíduo faz muitas "besteiras", causando problemas para a família, cônjuge, sociedade e para si mesmo.


- O padrão alterado acontece em diferentes situações e contextos, seja pessoal ou social.


- O padrão é persistente e estável, começando geralmente na adolescência ou vida adulta.


- Nenhum outro transtorno mental maior explica melhor o padrão doentio.


-O padrão doentio não é resultado momentâneo de efeitos de drogas ou medicamentos, ou causado por alguma doença médica diagnosticável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário