sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lítio Baixo no Sangue?


O lítio é um metal , presente em minerais e vegetais e, em menor quantidade, nos animais, na forma de sal. O carbonato de lítio é um medicamento com propriedades estabilizadoras de humor. Acredita-se que a sua ação terapêutica aconteça na modulação da transmissão neuronal, atuando em segundos mensageiros, processos que ocorrem no interior dos neurônios. O interesse clínico pelos sais de lítio data da virada do século passado, tendo sido utilizado no tratamento da gota e do cálculo renal.
lítio continua o "padrão-ouro" para o tratamento dos transtornos do espectro bipolar, com algumas exceções. Por ser um medicamento barato, de fácil acesso, disponível nos postos de saúde, tornou-se uma opção terapêutica interessante para a população menos favorecida financeiramente. E , além disso, não existem medicamentos mais eficazes que o lítio , apenas igualmente eficazes. A grande restrição quanto ao uso são os efeitos colaterais, como ganho de peso, alterações na função renal e na tireóide.
Atualmente, cerca de 60 a 80 % dos casos de transtorno bipolar são adequadamente controlados pelo carbolitium. Os demais casos demandam outras medicações estabilizadoras de humor(EH).
De maneira interessante, o uso dos sais de lítio na psiquiatria se tornou possível quando um médico dinamarquês chamado Carl Lange publicou resultados que demonstraram melhora de pacientes depressivos depois do tratamento com essa medicação. O lítio possui propriedades potencializadoras dos antidepressivos, sendo usado em associação com muitos antidepressivos.
O lítio possui propriedades neuroprotetoras e é comprovadamente ativo na prevenção de suicídios, reduzindo o risco em até 80%. Desde 1970 está aprovado pelo FDA( Food and Drug Administration) para o tratamento da mania; em 1974 foi indicado para a prevenção de recaídas da doença em uso contínuo.
Pelo risco de toxicidade, principalmente pela interação com outras drogas, necessita do controle sanguíneo através de exames laboratoriais periódicos," as litemias". Dessa necessidade surgiu a crendice popular do " litio baixo no sangue". Na verdade não existe lítio baixo no sangue , sem que o paciente esteja tomando as doses prescritas. Níveis baixos do medicamento são ineficazes e níveis altos são tóxicos.

2 comentários:

  1. pra mim eh sempre uma dúvida a respeito da taxa de litio no sangue. do que seria ideal ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei se estou a ajudar com alguma coisa mas, recentemente, fiz um exame à taxa de litio no meu organismo e, segundo o meu medico, os valores normais sao entre 0,6 e 1,2... espero que tenha ajudado

      Excluir