sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os psicopatas são doentes mentais?



Essa pergunta suscita muitos questionamentos. Se doença mental for qualquer alteração da normalidade do funcionamento mental ou cerebral, sim , os psicopatas são doentes mentais. No manual diagnóstico estão classificados na seção dos transtornos de personalidade- personalidade antissocial ou dissocial.
Se analisarmos do ponto de vista da lei, não! Os psicopatas são imputáveis, porque eles sabem exatamente o que estão fazendo, portanto podem responder pelos seus atos perante a lei. Diferentemente de um paciente esquizofrênico, por exemplo, que durante um surto psicótico comete um crime, por estar fora da realidade, com delírios e alucinações. O esquizofrênico é considerado inimputável, porque a sua doença mental o incapacitou de discernir o certo do errado. O esquizofrênico vai para alguma instituição psiquiátrica forense, enquanto o psicopata vai para cadeia.
No Congresso Brasileiro de 2008, assisti a uma discussão sobre a diferença entre " ladrões de galinha" e "psicopatas", que dividiam o espaço nas celas dos presídios. Nos países desenvolvidos, psicopata recebe prisão perpétua, afastado da convivência com outros presos. Por que isso? Porque os psicopatas são os professores de maldade e maladragem dos outros presos. Os psicopatas são intratáveis, enquanto os presos comuns são passíveis de recuperação. Existem escalas que medem o grau de psicopatia, já validadas no Brasil( Escala de Hare), pela psiquiatra Hilda Morana. Conforme o grau de psicopatia, é possível prever o percentual de reincidência criminal. Quando o Brasil adotar essas medidas já consagradas como protetoras da sociedade, vamos deixar de ter os traficantes e homicidas gerenciando o crime organizado das prisões. Vamos deixar de ler no jornais histórias de presos que ganharam o indulto de Natal e mataram algum desafeto durante o feriado. Ou evitaremos que presos deixem de retornar ao presídio depois do término do indulto.
Naquela discussão, em Brasília, assistimos a um filme , que retratava a diferença entre os psicopatas e os ladrões de galinha. Os psicopatas são sádicos, maldosos, cometem crimes com frieza , eliminam pessoas se elas se transformarem em obstáculos a seus objetivos criminosos. Os ladrões de galinha cometem delitos, porque são preguiçosos para buscar a via honesta de realização dos seus desejos. Esses ladrões de galinhas podem ser reabilitados e demonstram uma recorrência menor no submundo do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário