quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Hierarquia das Necessidades


Na década de 40, o psicólogo Abraham Maslow propôs uma Pirâmide de Necessidades humanas, organizada em degraus hierárquicos. Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas( alimentação, abrigo, condições mínimas de vida), logo acima está a necessidade de segurança, depois mais acima a socialização, depois a autoestima e por fim , a autorealização.


Essa pirâmide é usada até os dias atuais para auferir o grau de funcionamento do indivíduo. A regra que ele estabeleceu diz que uma pessoa só pode subir um degrau, se tiver preenchido o degrau anterior, desde a base até o vértice superior. Isto é, se uma pessoa não atende as suas necessidades básicas( fisiológicas), dificilmente vai se envolver com atividades relacionadas à segurança. Se ele não preenche as necessidades de segurança, não vai buscar o pertencimento a grupos sociais. Sem a sensação de pertencimento, não poderá investir na sua autoestima. Sem autoestima, não poderá realizar-se!


Apesar do aspecto esquemático da pirâmide, clinicamente e sociologicamente, ela é uma ferramenta útil de avaliação e autoavaliação. Na virada do ano, proponho que você revise a sua Pirâmide de Necessidades e responda a algumas perguntas:


1) Você consegue atender às suas necessidades básicas- alimentação saudável, horas de sono, momentos de lazer, condições agradáveis de existência?


2) Você tem segurança em poder garantir o máximo de tempo( ou indefinidamente) essas condições ótimas de vida?


3) Você se sente protegido e livre o suficiente para dedicar-se a algum grupo social, maior que você?


4) Como está a sua autoestima? Sente-se valoroso para o mundo e para as pessoas ao seu redor?


5) Fazendo o que você faz hoje, sendo quem você é, consegue realizar-se integralmente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário