domingo, 10 de janeiro de 2010

Famílias e Casamentos Disfuncionais



Não se pode negar a influência que as pessoas exercem mutuamente. A Família é o primeiro ambiente de influência na personalidade. Depois vem a sociedade mais importante para o sucesso ou fracasso pessoal, o casamento! Independentemente de explicações para as dinâmicas que envolvem relações entre pais e filhos e as relações conjugais, vamos abordar alguns aspectos relevantes dessas relações na produção e manutenção da doença mental.


Famílias disfuncionais são aquelas em que a doença mental das figuras parentais cria um ambiente propício para a produção de doença mental nos seus filhos, criando um ambiente doentio de autoreforçamento pelas relações recíprocas patológicas. Imaginem um pai alcoolista que bate na esposa, agride verbalmente os filhos( rebaixando o seu valor), que gasta o dinheiro que proveria o bem-estar familiar com bebedeiras e jogos. Qual seria o grau de disfuncionalidade de uma família assim? Haverá repercussões psicológicas na esposa e nos filhos a longo prazo? Essa pessoa poderá estar mais vulnerável a quadros depressivos e esses filhos podem se transformar em adultos violentos ( identificação com o agressor) e alcoolistas( predisposição genética). Imaginem famílias onde o pai é ausente e autoritario, mantendo o filho num distanciamento afetivo crônico, sem troca de elogios, abraços e valorização. Que influência esse comportamento terá na autoimagem do filho, inclusive na sua opção sexual? As famílias são a causa desencadente de muitas doenças mentais e são responsáveis pela manutenção das mesmas doenças, pela retroalimentação dos padrões doentios de interação. Os pais legam a genética e ainda fomentam o ambiente para o desencadeamento de doenças mentais graves.
O casamento constitui a segunda família. Aqueles padrões infantis doentios vão procurar a repetição na nova família. Por isso observamos casais repetindo as atitudes que tanto criticavam nas suas famílias de origem. Essa memória psicológica que ficou guardada sofre uma reativação na convivência dos cônjuges. Não é incomum a tendência à repetição do mesmo ambiente pouco saudável da infância. O ciclo tem novos capítulos, produzindo uma transmissão transgeracional dos transtornos mentais, sejam eles de origem biológica ou psicológica.
Todos possuímos uma reserva mental para lidarmos com as demandas da vida. Dependendo da nossa trajetória de vida, desde o útero materno, essa energia vai estar mais ou menos salvaguardada das agressões ambientais. Uma mãe que fuma,usa álcool e drogas vai lesar o cérebro do bebê intra-útero e essas repercussões duram a vida inteira. Uma criança que sofre abuso físico e mental dos pais, que presencia os pais brigando, ou perde os pais em tenra idade, estará mais vulnerável a doenças mentais na vida adulta. Num casamento, o marido que invalida a mulher e vice-versa consome a energia mental saudável. Fatos que denotam traição da confiança, a presença de doença mental ativa num ou em ambos os cônjuges são fatores consumidores da reserva mental saudável, predispondo a novos quadros psiquiátricos. A reserva mental pode ser ampliada através de psicoterapia, uso de medicamentos( regulam transitoriamente o temperamento), a busca de autoconhecimento, o acúmulo de experiências enriquecedoras, hábitos de vida saudáveis e boas relações de amizade( qualidade e não quantidade).

O estresse é o termo que está em voga como causa de doenças mentais. Podemos considerar as famílias disfuncionais e os casamentos infelizes como fontes potenciais de estresse subconsideradas!


O que fazer quando a causa da manutenção da doença mental é a família ou o casamento?


A primeira tentativa é tratar essas causas, modificá-las para melhorar as condições de convivência. Para isso existem os tratamentos psiquiátricos, as terapias de casal, as terapias individuais. Quando essas alternativas são recusadas ou se tornam ineficazes, seja pela intensidade das patologias sistêmicas ou pela cronicidade dos quadros disfuncionais, a outra alternativa é a desconexão das pessoas que se atacam mutuamente em nível físico e psicológico.Por mais dura que seja essa alternativa, em inúmeros casos é a solução derradeira e a única eficaz. A esposa vai precisar separar-se do marido alcoolista, mesmo que o casamento já dure 25 anos! Sofrer maus tratos pode ser uma escolha voluntária, mas desconectar-se do marido violento e alcoolista pode ser uma possibilidade mais saudável! O filho terá que aceitar que seu pai, já idoso, não vai mudar a sua personalidade e ficar carinhoso, compreensivo e aceitar que o mundo mudou e que as suas teorias ficaram no passado! O marido terá que ter coragem de separar-se da esposa neurótica, que consome toda a reserva mental que existe no seu cérebro com preocupações imaginárias ou o seu comportamento perdulário, gastando todas as reservas financeiras do casal. O filho terá que morar sozinho, pagar as suas contas, para evitar o controle exagerado dos pais nas sua autonomia, inclusive sexual.
Nas familias estão as sementes da saúde ou da doença. Quem não está ajudando, está atrapalhando, não existe meio-termo em matéria de sanidade mental. Procure refletir sobre a sua vida familiar e conjugal. Descubra a melhor alternativa e implemente! A sua sanidade mental receberá uma nova oportunidade neste mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário