segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Curva da Saúde Mental



No mundo da estatística, a curva de distribuição normal( também conhecida como curva de Gauss) explica a probabilidade de vários fenômenos , tanto físicos, como financeiros. Nessa curva existem os extremos ( desvios-padrão) e a média. Por exemplo, altura, quociente de inteligência, outras variáveis em investigação numa população tendem a obedecer essa distribuição normal. A apresentação da curva "standart" é na forma de um sino. Imaginem um sino assentado numa linha horizontal. Os extremos do sino contêm as variáveis menos comuns, enquanto que o centro do sino contém as variáveis mais frequentes. Por exemplo, observemos a curva da esquerda para a direita, passando pelo meio. Na esquerda, teríamos os baixinhos, no meio teríamos as pessoas de altura mediana e na direita , teríamos os altos. Em relação ao QI( quociente de inteligência), na esquerda teríamos as pessoas com retardo mental, no centro as pessoas com inteligência mediana e na direita da curva as pessoas com inteligência acima da média.Existem mais pessoas com altura mediana do que baixinhos e "gigantes". Existem mais pessoas com inteligência mediana do que as pessoas com retardo mental ou inteligência acima da média.




Dito isso, imaginem a curva em forma de sino como a Curva da Saúde Mental. Na esquerda, teríamos os pacientes com transtornos psicóticos, no centro teríamos os pacientes neuróticos e na direita teríamos os pacientes mentalmente sadios. A minoria( os extremos) é composta por psicóticos e mentalmente sadios. A maioria é composta por pessoas mentalmente disfuncionais. A Curva da Saúde Mental nos dá uma idéia da distribuição das doenças mentais na população em geral. Se pegarmos estudos epidemiológicos, vamos observar que as doenças mentais graves estão na extrema esquerda, as doenças mentais psicológicas ( psicossomáticas), no centro, e uma pequena parcela de pessoas funcionais mentalmente ocupa a posição mais à direita.




Percentualmente falando, observamos que a esquizofrenia representa 1% da população, os transtornos de humor já englobam uma fatia maior ( até 18 % da população) e a "normalidade mental", talvez 1 % da população? Então, "de perto ninguém é normal'? A resposta é sim! Apenas uma minoria da população pode ser considerada mentalmente sadia. A maioria , 99 %, é composta de pessoas extremamente doentes ou medianamente doentes( ainda funcionais, mas prejudicados). Agora você entende porque vivemos num planeta insano!




O objetivo dos tratamentos psiquiátricos e psicológicos e outras modalidades de terapia é aumentar o percentual de pessoas na extrema direita da Curva da Saúde Mental. A grande maioria das pessoas pode mudar de quadrante, deslocando-se para a posição de "mentalmente sadios". Uma minoria( extrema esquerda), por sofrerem de doenças biológicas marcadas, com alterações neurológicas, não conseguem ficar mentalmente sadios, a despeito dos tratamentos oferecidos. Os psicóticos podem evoluir para o quadrante neurótico, mas não para o quadrante mentalmente sadio. Os neuróticos podem evoluir para o quadrante "mentalmente sadio". Quando houve uma queda para a esquerda, não era neurótico, mas sim psicótico.




Os medicamentos suprimem sintomas psiquiátricos, mas não deslocam ninguém na Curva de Saúde Mental. As psicoterapias "podem"( vai depender do paciente) deslocar pessoas para o quadrante direito de sanidade mental.




Por que muitos pacientes não melhoram com psicoterapia? Por que a maioria das pessoas está no centro da Curva da Saúde Mental? Por que uma minoria está no quadrante de sanidade mental? Por que as psicoterapias não funcionam?




As pessoas não melhoram com a psicoterapia por vários motivos: não se acertaram com o terapeuta; vão em duas sessões e dizem que não adiantou nada( risos); dizem que o terapeuta não fala nada( isso faz parte da técnica e também quem foi lá se tratar é o paciente e não o terapeuta); não estão motivados a se tratar; a indicação da psicoterapia específica é inadequada para aquele paciente; o paciente tem limitações intelectuais para aproveitar os meandros abstratos de uma psicoterapia( não tem sofisticação mental e psicológica); o paciente se comunica com o corpo e não com as palavras( pacientes somatizadores); o paciente não tem disciplina suficiente para perseverar a longo prazo; o paciente não tem dinheiro para pagar; o paciente "desaparece", quando os primeiros sintomas( superficiais) aliviam; o paciente só procura ajuda quando está no fundo do poço( efeito sanfona mental, aparece, desaparece, inicia tratamento, interrompe tratamento); o terapeuta piora a doença mental do paciente( bastante comum); a psicoterapia não é panacéia, o paciente tem ganhos secundários( inconscientes) em continuar doente, etc.




A maioria das pessoas está no centro da Curva da Saúde Mental porque as pessoas vão sofrendo traumas, experiências, privações, perdas, que são suficientemente capazes de causar neuroses( conflitos emocionais, psicológicos, bloqueios mentais), mas insuficientes para causar psicose. O cérebro está íntegro anatomicamente falando, mas está "cheio de feridas" mentalmente falando. Como todos nascemos, crescemos, choramos, ganhamos, perdemos, se não fizermos nada, vamos estar no centro da Curva da Saúde Mental, com as sequelas "invisíveis" dos traumas e microtraumas desenvolvimentais inevitáveis.




Uma minoria está no quadrante da Sanidade Mental porque somente uma minoria busca tratamento para evoluir do centro da Curva da Saúde Mental para o grupo dos 1 %. A Maioria poderia evoluir, mas a psicoterapia "não funciona para elas", pelos motivos supracitados na primeira pergunta. E continuar no quadrante de Sanidade Mental é um trabalho( ou lazer, prefiro) que demanda a participação ativa durante toda a existência de uma pessoa! Mudar sempre, para melhor!




As psicoterapias não funcionam por causa da indicação equivocada. Por causa das técnicas equivocadas para determinado paciente. Vamos a exemplos clássicos. Durante anos, pacientes do quadrante esquerdo, os esquizofrênicos, foram tratados com a psicanálise clássica. O índice de cura ou melhora, foi igual a zero!!!!!!!!!!!!! A psicanálise não funciona em doenças mentais, cujo substrato doente é o cérebro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nada conserta o cérebro doente, apenas os medicamentos suprimem sintomas. O cérebro doente continuará doente, até conseguirmos fazer transplante de cérebros! Mas a mente doente é tratável! Eis o grupo que pode se beneficiar, chegando ao quadrante direito. Talvez no futuro, tenhamos um percentual maior de pessoas sadias mentalmente, 2%, 3%( em 20 anos?), 5%( 100 anos?), 50%, 70%( em 2000 anos?). Não vou falar aqui de 99 % de sadios mentalmente, porque isso é impossível, já que 20 % da população do centro sofre de psicopatia( intratável). Mas o impacto de melhoria global com o aumento dos mentalmente sadios é uma progressão geométrica de resultados positivos nesse planeta.




A pergunta que eu deixo: Em que parte da Curva da Saúde Mental você se encontra no presente momento? O que você está fazendo para se movimentar de um quadrante para outro? Da sua escolha depende a sua funcionalidade e a sobrevivência do planeta. E reclamar das dificuldades, sem agir para melhorar, não desloca ninguém um milímetro sequer na Curva de Saúde Mental para direita, só faz perder tempo( ficar estacionado) e aumentar as neuroses!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário