terça-feira, 16 de março de 2010

Qual o prejuízo em não tratar o TDAH?



O TDAH( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma síndrome ( conjunto de sintomas) que se caracteriza pela presença de desatenção, hiperatividade, impulsividade ou a combinação dos grupos anteriores. A prevalência em crianças é em torno de 5 % e em adultos, 4%.Se não tratado o TDAH causa prejuízos na vida pessoal, acadêmica, familiar, social e profissional.


Existe muito pouca difusão de informações sobre o TDAH, sendo considerado por muitos leigos , médicos e educadores como uma "invenção" nosológica. Mas as pesquisas demonstram as bases neurológicas para a existência do transtorno. O TDAH geralmente está associado a outros transtornos psiquiátricos, como transtorno de desafio e oposição, transtornos de ansiedade, transtornos de humor e transtornos de conduta. A busca de consulta muitas vezes acontece em função de outros transtornos mentais, que uma vez tratados, abrem um espaço para a percepção diagnóstica do TDAH encoberto. Pastura e colsItálico demonstraram que 58 % das crianças com TDAH tinham ao menos outro diagnóstico psiquiátrico associado no momento da avaliação.


Outros transtornos a serem pesquisados são os transtornos de aprendizagem, incluindo dislexia( transtorno de leitura).Diferentemente do TDAH, a "desatenção" está restrita a tarefas que envolvam a leitura. Outro diagnóstico diferencial é com o retardo mental. Crianças e adultos com retardo mental( principalmente leve) podem creditar suas dificuldades de aprendizagem à desatenção, enquanto que o verdadeiro motivo é a dificuldade cognitiva. A desatenção pode ser secundária à incapacidade de acompanhar os conteúdos acadêmicos. Uma testagem neuropsicológica está indicada em caso de dúvida diagnóstica.


O tratamento do TDAH costuma proporcionar importantes benefícios para o portador. Os medicamentos psicoestimulantes demonstraram corrigir a disfunção neuroquímica, envolvendo a dopamina e a noradrenalina nos circuitos fronto-estriatais. Além da correção sintomatológica, a psicoeducação é primordial para a reinserção da criança ou do adulto no contexto social , familiar e acadêmico. Os sintomas de desatenção , hiperatividade e impulsividade respondem bem aos psicoestimulantes.


Existem os psicoestimulantes de liberação imediata e os psicoestimulantes de liberação prolongada. Estes possibilitam uma tomada diária, facilitando a adesão, além de diminuirem o risco de abuso pela diminuição dos picos plasmáticos. Os níveis ficam mais estáveis no sangue, diminuindo também os parefeitos como a ansiedade, aumento da pressão arterial e palpitações.


A psicoterapia cognitivo-comportamental(TCC) ajuda esses pacientes a melhorar a sua autoestima, a reorganizar suas vidas através de tarefas estruturadas de planejamento e organização. Os medicamentos suprimem os sintomas cardinais da doença, enquanto a psicoterapia reorganiza o comportamento desadaptativo do portador, adquirido no decorrer dos anos.

Um comentário:

  1. É ENORME OU INCALCULÁVEL.
    EU TENHO TDAH,DIAGNOSTICADA MUITO TARDE.
    ELA EXPLICARIA TODA A MINHA REBELDIA DA PARTE DA INFÂNCIA A ADOLESCÊNCIA E,O DESPREPARO NA VIDA ADULTA.
    PENA QUE TARDEAMENTE,AOS 34 ANOS.
    TODA MINHA INFÂNCIA FOI NEGLIGÊNCIADA POIS NÃO TIVE A CONVIVÊNCIA DOS PAIS,MINHA MÃE A PERDI NO INICIO DA ADOLESCÊNCIA,JÁ MEU PAI,SE QUER ME RECONHECEU.
    PODERIA TER SIDO DIFERENTE,TALVEZ NÃO TIVESSE A VIDA DOS MEUS SONHOS MAS,ESTARIA BEM MELHOR DO QUE HOJE!

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