quarta-feira, 3 de março de 2010

Sinais de Insanidade e Sanidade Mental




Você não precisa ser psiquiatra para perceber sinais de insanidade mental. O sinais mais grosseiros são tão perceptíveis que as pessoas "sentem" algo pesado no ambiente, só de estarem na presença de algumas pessoas, respirando o mesmo ar. Aqueles que são místicos podem referir que "os santos não fecham", mas na psicologia dizemos que há interferências conscientes e inconscientes na afinidade mental dos interagentes.




Qual a vantagem de perceber sinais de insanidade mental?




Primeiro, você pode encaminhar essa pessoa para um tratamento psiquiátrico. E dependendo do grau de comprometimento mental( psicótico, neurótico ou borderline), o prognóstico vai ser melhor ou pior. A pior escolha é deixar como está, negligenciando os sinais evidentes de transtorno mental e não oferecer tratamento. Muitas doenças são marcadamente neurológicas e vão agravando com o tempo, com deterioração mental.




Segundo, você pode melhorar a sanidade mental do mundo, a começar pelo seu microcosmos. Se você detectar sinais de insanidade mental em você mesmo, dê o exemplo, tenha humildade e procure ajuda especializada. Quanto mais pessoas sadias mentalmente existirem, teremos menos criminalidade, menos delinquência, menos sofrimento psíquico, menos desavenças familiares e profissionais, menos destruição do meio ambiente, etc.




Terceiro, se você não tomar providências, o grau de incompatibilidade gerado pela insanidade provocará estresses na convivência, desencadeando doenças físicas e mentais, insatisfação pessoal e diminuição do seu potencial de sobrevivência, inclusive da longevidade. As pessoas mentalmente enfermas vivem menos que as pessoas saudáveis.




Quais os sinais de insanidade mental?




Nós psiquiatras detectamos sinais de insanidade rapidamente, pelo exame do estado mental(EEM). Em dois minutos podemos fazer uma varredura das diferentes funções mentais e termos uma noção preliminar, nunca definitiva em dois minutos, das hipóteses de funcionamento mental de determinada pessoa. Os anos de prática facilitam isso. Obviamente, que não nos baseamos apenas em impressões clínicas imediatas, mas utilizamos testagens neuropsicológicas, sessões seriadas de avaliação, entrevistas abertas e estruturadas, entrevistas com familiares, aplicação de escalas diagnósticas , exames de neuroimagem e exames de sangue. Todas essas ferramentas são auxiliares no diagnóstico, pois a palavra final é do médico, que faz um apanhado de todos os sinais, sintomas, indícios e fatos para formular um diagnóstico provisório, com possível confirmação no decorrer do tempo. Veja, então, que avaliamos com rapidez, mas confirmamos com cautela.




Os sinais de insanidade são( dentro de um espectro que vai do mais grosseiro até o mais sutil e difícil de perceber):




1- Comportamentos estranhos ,bizarros e autodestrutivos;


2- Discursos confusos, fora da realidade e idéias repetitivas;


3- Agressividade verbal e física;


4- Obsessividade, compulsividade e impulsividade;


5- Mudanças súbitas de humor, com instabilidade afetiva;


6- Retraimento pessoal, isolamento social e embotamento afetivo;


7-Retardo na comunicação( descompasso entre o falar e o ouvir);


8-Fanatismo;


9- Inveja, culpa, ciúmes, atitudes de desprezo e ganância;


10- Atos inconsequentes, desrespeito a regras e convenções;


11- Necessidade de controlar as outras pessoas e os ambientes;


12- Baixa autoestima;


13- Materialismo obsessivo;


14- Arrogância Intelectual, financeira e jogos de poder;


15- Uso de substâncias viciantes;


16- Indecisão compulsiva;


17- Medos inexplicáveis;


18 -Queixas físicas com exames médicos negativos;


19- Baixa autoaceitação;


20- Discursos prolixos, pensamentos circulares e maçantes;


21- Infelicidade crônica;


22- Baixo desempenho laborativo;


23- Baixo desempenho sexual;


23- Descontrole financeiro;


24-Dependência dos outros( financeira, emocional e intelectual);


25- Atitude de queixar-se constantemente;




Observando esses vinte cinco itens , você pode ter uma ideia da sua própria sanidade mental( e física). Cada tópico listado engloba sinais presentes em mais de 400 doenças mentais catalogadas. Cabe ao especialista fazer o cruzamento de dados para a confirmação diagnóstica, mas a suspeita cabe a cada pessoa que habita esse planeta. Os níveis mais baixos( mais grosseiros) estão presentes em doenças psicóticas( que fazem o paciente funcionar fora da realidade), os itens a partir do meio da listagem englobam as doenças neuróticas.




Essa psicometria de vinte cinco itens permite prever a necessidade de avaliação psiquiátrica e tratamento médico e/ou psicoterápico.




Quais os sinais de sanidade mental?




Os sinais de sanidade mental são a ausência dos vinte cinco itens e o aprimoramento do oposto de alguns deles: por exemplo, a ausência de ideias delirantes( fora da realidade), comportamentos inadequados( por exemplo, masturbar-se em público, não tomar banho, andar nu nas ruas, mexer com as pessoas ) é essencial para termos sanidade. Se a pessoa não for delirante, mas tiver um pensamento confuso, prolixo, sem lógica, sem coerência e encadeamento, pode estar funcionando "psicoticamente". Está insano! Agressividade física e verbal , impulsividade e compulsividade são sinais evidentes de insanidade mental! O autocontrole é um sinal de sanidade mental!




Nenhuma pessoa é considerada sana, se fizer uso de substâncias que destróem o seu corpo, a mente e cérebro. Pessoas que não conseguem comunicar-se com outras pessoas estão insanas, seja por incapacidade de interação social( fobia), seja por sintomas psiquiátricos que provocam medo e isolamento, seja por estarem fixadas obsessivamente numa ideia, num projeto, num assunto, num hobby, fazendo desaparecer a flexibilidade mental. Pessoas descontroladas financeiramente e movidas por ímpetos materialistas estão insanas, porque estão confundindo a parte com todo. Toda fixação é patológica, seja falar num assunto apenas, preocupar-se com coisas imaginárias, transtornar o ambiente e as pessoas por causa de seus "temores". Qualquer alteração no funcionamento sexual e bem-estar psicológico denotam algum grau de insanidade.




Então, quer dizer que eu sou louco , doutor?




A resposta mais honesta é : sim, em certa medida você está funcionando de maneira insana. A diferença é o grau de comprometimento mental e as repercussões ambientais. Estima-se que poucas pessoas funcionam de maneira saudável mentalmente, porque esse processo é dinâmico e demanda autoconhecimento, automelhoramento a vida toda!!!! Mesmo as pessoas sanas, se descuidarem de sua "higiene mental", ficarão vulneráveis a apresentar novos sintomas de desajuste mental. Como dizia o educador Paul Scheele, " A mente é um bem muito precioso para que a deixemos por conta do acaso." Se você deixar a sua mente por conta do acaso, da sorte, das contingências da vida, ela será massacrada!




Onde está a sanidade mental?




Na reversão dos vinte cinco itens! No aprimoramento dos opostos dos vinte cinco itens! Se a pessoa é invejosa, ela está com a sua autoestima doente. Precisa de psicoterapia para encontrar o seu próprio valor e parar de invejar o colega, parente ou amigo! Se pessoa precisa controlar os outros( jogos de poder e sadismo), ela precisa de psicoterapia para descobrir que as leis naturais não respondem ao controle do homem. E o homem faz parte do universo. Deixe de controlar os outros e recupere a sua sanidade mental! O arrogante intelectual está doente ( e ainda tem argumentos, o que torna o processo cansativo) e não aceita ajuda. Está insano! O dependente químico funciona com "muletas químicas" para ter uma personalidade. Está insano! E assim por diante.




Como reverter a insanidade mental?




Como explicado em outros posts, vai depender da posição do indivíduo na Curva de saúde mental. Se o indivíduo é daquele grupo de pacientes psicóticos, vamos estabilizá-lo com medicamentos. Se o indivíduo for do grupo de neuróticos, podemos trazê-lo , com técnicas terapêuticas, de volta para a sanidade mental! E esse processo começa com a ajuda do terapeuta e segue depois, durante toda a vida, por conta do paciente.




Qual o maior grau de insanidade mental ?




Achar-se tão normal, a ponto de pensar que os outros estão insanos por pensarem que ele está insano. Desconfie da sua sanidade mental. Sua mente é um mecanismo responsável pelo seu potencial de sobrevivência e felicidade. Sem o devido ajuste, o resultado final é pífio, perigoso e pobre.




Qual o comportamento mais insano?




Existem vários( não quero cometer injustiças), mas posso citar alguns e depois aquele que eu acho o mais insano. Por exemplo, jogar aviões em prédios, guerras, destruição ambiental( insanidade social); intoxicar o corpo e a mente com substâncias danosas para saúde( injetar pó de vidro misturado com cocaína na veia, é uma loucura "de respeito"); explorar pessoas; maltratar pessoas; mas o que acho mais insano é suicidar-se antes de se dar a chance de tratamento adequado. Desistir da vida, atacar o próprio instinto de sobrevivência! É o ápice da insanidade, porque vai contra um instinto evolutivo.

9 comentários:

  1. Acho que preciso de ajuda depois que li e me auto avaliei, segundo as informações deste blogue. Além de ter um grave déficit de atenção, sou: retraído, me isolo, amo e quero ficar longe dessas pessoas, tenho muito baixa estima, tenho medos que nem sei se são razoáveis, gostaria muito de ser diferente do que sou, sou tremendamente infeliz, não consigo produzir direito em qualquer emprego, dependo de minhas tias para viver e não consigo melhorar isso tudo. As vezes me desespero e quando estou mais calmo não procuro ajuda. Um clínico geral me receitou HALOPERIDOL 2mg/dia.
    Tenho tido uma pequena melhora.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável esse post... Qualquer um desses 25 itens faz parte da natureza de um ser humano, principalmente em momentos estressantes da vida. Você quer induzir pessoas normais com problemas sociais (como o amigo que comentou acima) a acreditarem que possuem uma doença e precisam de um especialista urgentemente, ou ficarão loucas. Qual é o real objetivo? Encher seu bolso com a grana dos mais suscetíveis a qualquer leitura? Vergonhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sabe muito Mais Que vc,e melhor vc ficar Na sua

      Excluir
    2. Acho Que nao qrd,melhor vc rever seu conceito antes de Sai Por AI dizendo merda

      Excluir
  3. André Souza,

    Você considera uso de substâncias , agressividade e sintomas psicóticos inerentes à natureza humana?
    Quem procura ajuda é o paciente ou familiar, por causa do sofrimento.
    Nem tudo da natureza humana é funcional, por isso é passível de tratamento.
    Ninguém é obrigado a concordar com o post, é livre para questioná-lo, e também é livre para não lê-lo e ignorá-lo.
    E sim , existem trabalhos publicados em saúde mental, demonstrando as disfunções listadas acima, muitas de ordem neurobiológica, muitas de ordem social.
    Negar os problemas não vão solucioná-los.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 19 anos e acho que eu sou louco, não consigo me concentrar muito bem nas coisas por exemplo dialogar com alguem, as vezes acho que as pessoas acham que eu estou com inveja delas mas eu não estou,sou muito invergonhado minha zona de conforto é o silêncio, não consigo dialogar muito bem, estou escrevendo esse post e estou achando que estou escrevendo coisas sem sentido, devo procurar ajuda ?

    ResponderExcluir
  5. Pelo que li, todos temos um certo grau de insanidade, pois maioria se deixa ao acaso... Mas o quero saber, uma pessoa que cria na mente alguém para ser substituir, com quem tinha um grande afeto (criar uma pessoa em suas fantasia mental só para se sentir mais feliz), porém não demonstra isso em público, só para si mesmo, tem um grau elevado de insanidade e deveria ser tratado logo?

    Obrigado pela resposta desde já.

    ResponderExcluir
  6. Uma pessoa sem esses 25 "sintomas" seria uma pessoa com uma personalidade fraca
    Uma pessoa com algum deles seria normal
    Uma pessoa com todos eles deve ser tratada o mais rapido possivel

    ResponderExcluir