domingo, 24 de outubro de 2010

Contaminações Psicológicas e Comportamento Irracional

Vivemos numa sociedade composta de diferentes configurações psicológicas, que interagem entre si. Nenhum homem é uma ilha, portanto o ônus a ser pago pela vida em sociedade é o contato constante com as contaminações psicológicas.

Contaminações psicológicas são estados mentais pesados, de ordem neurótica ou psicótica, que contaminam os membros da sociedade no processo de comunicação. Já viram uma pessoa que perturba a paz mental de um grupo? da família? da sociedade? de uma pessoa? Essas pessoas, mentalmente doentes, extravasam a sua doença mental sobre as outras, amplificando o estado de perturbação social. Essas pessoas , mentalmente doentes, reunem-se em grupos mentalmente doentes.

As contaminações mentais acometem praticamente todas as pessoas. Algumas estão em estado mais agudo ( doenças mentais agudas), outros em estados crônicos, outros em estado de latência( de espera), sujeitos a um desequilíbrio a qualquer momento.
Os comportamentos irracionais são as marcas das contaminações psicológicas. Um comportamento criminoso enquadra-se nessa categoria. Um ato impulsivo agressivo ou suicida é uma marca de insanidade mental. Os suicídios coletivos são grupos mentamente insanos praticando comportamentos irracionais.

A resiliência é a capacidade de manter o equilíbrio mental( não necessariamente saudável) para não sucumbir à doença mental. Quando o indivíduo perdeu a sua resiliência, o caminho que ele percorre é das doenças mentais e das doenças físicas.
O recursos terapêuticos disponíveis procuram devolver ao indivíduo essa resiliência através do resgate de resquícios de sanidade mental obstruídos, seja pelo uso de medicamentos,direcionados exclusivamente a sintomas , as psicoterapias , a mudança ambiental, a mudança no estilo de vida e  a educação.

A Psiquiatria lida diretamente com sintomas mentais, responsivos a medicamentos psicotrópicos. Em muitas enfermidades mentais, a carga patológica é tão intensa, que a psicoterapia torna-se ineficaz, por não conseguir acessar os recursos psicológicos sadios. A tentativa de tratar psicoterapicamente indivíduos insanos provoca a piora da evolução, em casos agudos. O controle dos sintomas é imperativo. Posteriormente, avalia-se a necessidade e a elegibilidade para as psicoterapias.

As Psicoterapias são métodos de interação verbal e comportamental que almejam resgatar os recursos psicológicos primários sadios, com a liberação dos conteúdos e processos patológicos secundariamente instalados. A psicoterapia procura devolver ao indíviduo o seu autocontrole psicológico. Tal objetivo ambicioso não é alcançado pela maioria. O sucesso na psicoterapia precisa de motivação, capacidade intelectual e emocional e persistência num curso de tratamento longo e oneroso financeiramente. Quando o indivíduo apresenta as condições mínimas para ser bem-sucedido nessa modalidade de tratamento, os primeiros passos começam. O resultado final ou a chegada a um desfecho final são incogniscíveis de antemão. Quando o paciente pergunta quanto tempo vai levar a terapia, a resposta mais sincera é " não sei", "depende do seu ritmo de aproveitamento", depende de outros fatores externos imponderáveis no momento inicial. A psicoterapia é aventura que resulta em nada ou em muito.

A mudança ambiental é o indivíduo mentalmente doente poupar-se de conviver com outros indivíduos mentalmente insanos. Algo que contraria as internações psiquiátricas. Um indivíduo adoece e ele é trancafiado com outros indivíduos doentes. Isso provocará a piora da contaminação psicológica. Na verdade, as internações são alternativas para surtos agudos, com o intuito de proteger o paciente de riscos de autoagressividade e a sociedade de riscos de sofrer prejuízos de todas as ordens. A internação é poupar a sociedade da insanidade individual. Há muito tempo se sabe que os pacientes esquizofrênicos pioram a doença quando expostos a ambientes familiares carregados emocionalmente, hostis ou com expressão emocional ostensiva. São exemplos de contaminação psicológica.

A mudança do estilo de vida é poupar-se do estresse. Uma pessoa estressada ativa mecanismos fisiológicos de desequilíbrio orgânico. Com o tempo produzem-se doenças mentais e físicas , que se autoperpetuam. Muitas doenças mentais( depressão, ansiedade, bipolaridade) sofrem o impacto negativo dos estressores ambientais. Uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, um trabalho que se ama são "amortecedores" contra a insanidade. Uma vida desregrada, com abuso de substâncias químicas, sedentarismo e ociosidade laborativa são promotores e mantenedores de doenças.

A educação é outro elemento que "pode" promover alguma recuperação da sanidade mental. De maneira alguma é a garantia absoluta de equilíbrio( como pensam a sociedade e os governantes). A educação é um processo de acumulação de dados e experiências. Esses dados e experiências podem ser causadores de sobrecarga mental, piorando as doenças mentais. Você já escutou aquela frase- " uma pessoa educada e culta, teve um comportamento tão feio". Educação não é sinônimo de sanidade ou saúde. Muitos indivíduos com todos os cursos e graus acadêmicos possíveis( e ainda por inventar) podem ser extremamente doentes, inclusive em nível psicótico grave. A educação é o verniz final ,depois que o contéudo mental e físico foram consertados e reabilitados.

As contaminações psicológicas são inevitáveis. Isso decorre da interação social, familiar, laborativa e mesmo individual( conversa interna). Se você vive numa cultura insana,  vai começar a  pensar que não há mal algum em jogar alguns aviões em prédios por aí. Você vive numa família insana, apanhar , surrar e ser abusado verbal e fisicamente passam a ser o parâmetro nos anos de estruturação da personalidade básica. Se você odeia o seu trabalho, levantar todos os dias para ganhar um salário  transforma-se num inferno silencioso, provocando a sua   decadência externa( rugas, enfermidades físicas)  e interna( doenças mentais ,doenças glandulares e câncer). Lidar com as contaminações psicológicas começa com a identificação desse " virus" mental que o(a) contaminou, impelindo-o(a) a agir de maneira animal, animalesca ou irracional. Nesses momentos,a impulsividade leva a atos horrendos como homicídios, suicídios e todos os tipos de agressões, por exemplo.

Além dessas mudanças, você precisa buscar o fortalecimento mental, através do autodesenvolvimento, a conservação mental através dos recursos terapêuticos  e "cura dinâmica" através da evolução mental, física e espiritual, com o foco sempre no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário