domingo, 9 de agosto de 2009

Ansiedade Resistente ao Tratamento

No consultório atendemos pacientes com queixas crônicas de "nervosismo", ansiedade. Explicitados os significados dos termos, chegamos a sintomas como preocupações excessivas, tensão muscular, palpitações, mãos e pés frios, ondas de calor , tremores generalizados, sensação crônica de apreensão , medo de tudo, etc. A maioria dos pacientes ansiosos , que não se tratam, mantem sintomas ativos dos diversos transtornos de ansiedade. Um risco adicional de não tratar é a evolução para um quadro depressivo concomitante.
Quando nos deparamos com pacientes cronicamente ansiosos, precisamos reavaliar o diagnóstico. Muitos pacientes se automedicam com ansiolíticos( medicamentos que combatem a ansiedade), os famosos medicamentos "tarja preta." O uso prolongado desses medicamentos é contra-indicado na maior parcela dos casos. Portanto, o uso desses medicamentos fica restrito ao curto prazo, até que os antidepressivos( com propriedades antidepressivas e ansiolíticas) comecem a funcionar.( 2 a 3 semanas).
Então, quando atendemos pacientes "ansiosos crônicos", a primeira pergunta a ser respondida é a seguinte: _ Trata-se de uma ansiedade mesmo ou de outra doença mental? A resposta correta a essa dúvida nos direciona para tratamentos mais eficazes. Se for um transtorno de ansiedade verdadeiro, o ajuste do antidepressivo( aumento de dose ou troca de classe medicamentosa) já será suficiente para modificar os sintomas, levando à remissão completa na maioria dos casos tratados. Se for um transtorno de humor, precisamos adicionar um estabilizador de humor(EH) para equilibrar a química cerebral. Acredito que muitas queixas ansiosas são, na verdade, sintomas de oscilação de humor mascarados e subdiagnosticados. Vale a pena rever a história clínica cuidadosamente para refazer o diagnóstico e mudar a conduta médica. Assim, casos ansiosos crônicos são solucionados todos os dias no consultório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário