quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Causas da Bipolaridade


Quanto às causas da bipolaridade, que denominamos etiologia, os THB são considerados transtornos predominantemente neurobiológicos com manifestação psicológica e comportamental. Os fatores genéticos possuem um papel maior do que em qualquer outro transtorno psiquiátrico. Existem o estressores sociais e familiares inespecíficos agindo como desencadeantes dos surtos ou mantenedores dos episódios patológicos.
A partir de estudos epidemiológicos , tem-se observado que cada episódio parece que predispõe ao próximo, tornando-se autônomo no decorrer do tempo, independentemente de fatores externos. A esse efeito damos o nome de kindling, para o aumento do número de episódios. Esse conceito significa que um estímulo elétrico poderia produzir uma resposta autônoma num neurônio mesmo que fosse subliminar.
Em torno de 5 % das manias há um fator secundário identificável, como encefalite, epilepsia, acidente vascular cerebral(AVC), traumatismo craniano, hipertireoidismo, entre outros. Essa mania recebe o nome de mania secundária. O uso e abuso de drogas como maconha, álcool, corticóides , L-dopa, também podem induzir mania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário