quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"Controle a sua Insulina, tenha força de Vontade!"



"Controle a sua insulina, tenha força de vontade!". Quando familiares, vizinhos, "amigos", conhecidos, "médicos sem diploma" dão conselhos aos pacientes, geralmente mais prejudicam do que ajudam. Isso decorre da ignorância acerca das doenças mentais e da Psiquiatria como especialidade médica.


O que lhe parece a frase acima? Absurda? Engraçada? Ilógica? Pois saibam que a caravana de opinadores contra a Psiquiatria, contra o tratamento das doenças mentais não percebem que "exigem" ou " aconselham" os pacientes com transtornos psiquiátricos a terem força de vontade e controlar a neurotransmissão do cérebro. " Controle a sua serotonina, tenha força de vontade!" Faça uma forçinha, melhore a sua dopamina! Você precisa se ajudar!"


Por mais absurdo que seja isso, é exatamente o que os leigos desinformados em relação às doenças mentais e à Psiquiatria defendem. Culpam pacientes, aconselham a não ir ao psiquiatra, porque é "médico de louco". E por conta desse preconceito, muitos pacientes pagam o preço alto de retardarem a avaliação especializada, piorando a evolução das suas doenças e a saúde presente e futura de seus cérebros!


Ninguém tem preconceito de ir ao endocrinologista, aplicar a insulina diariamente para substituir a função deficitária do pâncreas. Também não vejo preconceito em ir ao cardiologista buscar tratamento para a pressão alta. Nunca vi alguém dizendo: " Controle a sua pressão arterial, tenha força de vontade!" Mas quando envolve a saúde mental, a lógica desaparece e o preconceito prevalece. Preconceito é toda e qualquer conclusão prévia ao conhecimento total ou suficiente de algum assunto. Quando o paciente aceita ajuda psiquiátrica e os sintomas desaparecem e as doenças ficam controladas, o preconceito desaparece! Pois agora ele tem conhecimento suficiente do assunto em questão, seja depressão, ansiedade, alcoolismo, transtorno bipolar, reação aguda ao estresse, etc. Entre as causas da profusão de preconceitos, está o modelo psicológico( com múltiplas teorias do funcionamento mental), o que inexiste nas especialidades médicas que lidam com a parte exclusivamente física( organicista). A Psiquiatria ficou 40 anos excluída dos avanços médicos, com o domínio da Psicanálise, até retornar à Medicina através da Psiquiatria Biológica a partir da década de 70.


Todos os dias lidamos com os "opinadores de plantão". Eles aconselham, contraindicam, recomendam, sem terem frequentado a faculdade de Medicina. Quando preciso resolver pendências legais, contrato um advogado, não vou me orientar com o joalheiro. Quando preciso organizar as minhas finanças pessoais, não vou ao gerente de banco( rsrss), consulto um economista amigo meu ou um consultor financeiro certificado. O mesmo raciocínio se aplica quando lidamos com o nosso bem maior, a Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário