domingo, 27 de dezembro de 2009

Enxaqueca e Outras Cefaléias



Na avaliação de um transtorno mental, as enxaquecas são possíveis marcadores. Não conheço nenhum enxaquecoso crônico que não tenha algum transtorno mental subjacente. Talvez seja um viés profissional. A minha conduta é : se apresenta quadro de enxaqueca, merece uma avaliação psiquiátrica completa. Sabemos que a enxaqueca possui mais de três mil causas descritas na literatura, mas as causas psiquiátricas se destacam entre elas. Essa percepção serve para os meus colegas médicos, quando atendem um paciente com enxaqueca.


A Enxaqueca é um tipo de cefaléia( dor de cabeça), geralmente pulsátil, de intensidade média a grave, acompanhada de alterações sensoriais e náusea, acometendo a fronte ou a lateral da cabeça. Causa sofrimento significativo. Podem ocorrer outros sintomas acompanhantes, como fotofobia( desconforto com a luz), parestesias( formigamentos no corpo). Ela é classificada em clássica e comum. Na enxaqueca clássica, a dor é precedida por sinais prévios, a aura, que inclui escotomas ( flashes luminosos, pontos cintilantes ou escuros, "estrelinhas") , rigidez, formigamento,dormências, dificuldade na fala e na coordenação motora. Na enxaqueca comum a aura está ausente. Nos dois tipos de enxaqueca pode haver um estágio inicial, conhecido por pródromo, com características como dificuldade de concentração, cansaço, oscilação de humor, sendo sucedido pela dor de cabeça propriamente dita. A cefaléia piora com o movimento, com barulhos, odores, sensibilidade na cabeça( região têmporo-parietal). O pródromo pode durar de horas a dias, a aura dura cerca de uma hora, a cefaléia dura de horas a dias, e o pósdromo, de horas a dias. As causas são multiplas, incluem fatores dietéticos, , como refeições irregulares ou alguns tipos de alimento, desidratação, cansaço físico, mudanças hormonais, estresse, ansiedade, depressão e mudanças climáticas ou ar abafado. Pesquisas mostram que pessoas com quadros de enxaqueca possuem o córtex parietal( responsavel pela sensações) mais espesso que a população em geral.


A Cefaléia Tensional é a dor de cabeça mais comum, geralmente produzida por contratura muscular do pescoço e do couro cabeludo. Nessa região temos os receptores para dor. A dor tende a ser constante, mas pode latejar também. Localiza-se na fronte ou é holocraniana( toda a cabeça). É acompanhada por tensão na região do pescoço, pressão atrás dos olhos, dificuldade de mobilização dos musculos do pescoço(contratura). As cefaléias tensionais são provocadas por estresse, que retesam os musculos da cabeça.


A Cefaléia em Salvas é concentrada ao redor de um dos olhos, que pode lacrimejar ou inflamar. São episódios rápidos e curtos de dor severa,de características lancinantes. A pessoa apresenta várias crises diariamente, de uma a quatro em média, seguidas por um período de cessação dos sintomas. A causa é desconhecida, mas se acredita que haja uma possível atividade anormal dos neurônios da região do hipocampo.


Nas cefaléias e na enxaqueca, os receptores de dor levam os estímulos álgicos até o tálamo e desse até o córtex sensorial, produzindo o circuito para a conscientização da dor.

Um comentário:

  1. Tenho dores de cabeça frequentemente, os comprimidos de "Dorflex" são meus companheiros semanalmente! Excelente leitura, certamente este será um próximo sintoma para conversarmos no consultório!

    ResponderExcluir