sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Transtornos Fóbico-ansiosos

Os Transtornos Fóbico-ansiosos incluem os pacientes que apresentam ansiedade e fobia simultaneamente.
A ansiedade é uma reação normal frente a estímulos ameaçadores da nossa integridade física e mental. Torna-se um transtorno, quando aparece em situações não ameaçadoras, com intensidade desproporcional aos estímulos e causa sofrimento significativo.
O medo é uma reação normal frente a situações ameaçadoras da nossa integridade física e mental. Torna-se um transtorno( fobia), quando aparece em situações não ameaçadoras, com intensidade desproporcional aos estímulos e causa sofrimento significativo.
Quando o normal aumenta de intensidade e fica fora do controle do paciente, estamos diante de um quadro fóbico-ansioso. Ele se caracteriza pela presença de sintomas reativos de hiperestimulação adrenérgica[ ativação do eixo do estresse- hipotálamo/hipófise/adrenal, que secreta o hormônio adrenocorticotrófico(ACTH)] . Esse hormônio atua nas glândulas adrenais( em cima dos rins), produzindo adrenalina e cortisol. Ocorre uma resposta fisiológica de " luta ou fuga. A ativação crônica do eixo está relacionado com quadros crônicos de ansiedade.
A fobia é um medo irracional frente a estímulos que foram condicionados a risco. Existem mais de 400 fobias descritas na literatura médica. Por curiosidade, observe o nome de algumas fobias comuns:
a) Tipanofobia- medo de injeções ou agulhas
b) Ofidiofobia- medo de cobras
c) Cinofobia- medo de cães.
d) Carcinofobia- medo de câncer
e) Astrafobia- medo de raios e trovões
f) Aviofobia- medo de voar
g) Enoclofobia- medo de multidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário