terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Transtornos Psiquiátricos Intratáveis pelos atuais Métodos Terapêuticos






Muitos casos na psiquiatria são considerados intratáveis. Isto é, eles recebem tratamento, entretanto não apresentam melhora suficiente. São casos difíceis, pouco responsivos, com os pacientes fazendo algumas consultas e depois abandonando o tratamento. As expectativas são irrealistas e esses pacientes com transtornos graves de personalidade(TP) querem resultados imediatos, senão culpam o psiquiatra ou psicólogo!


Lidar com trantornos graves de personalidade(TP) é um dos maiores desafios da Saúde Mental. Existem profissionais que se especializam em trabalhar especificamente com esses pacientes difíceis. Mas pode ser uma experiência frustrante.


Logo no início das consultas, percebemos a gravidade do quadro. Casos que envolvem dependência de substâncias geralmente estão associados a transtornos graves de personalidade. Nos transtornos graves de personalidade, há um desvio dos traços de personalidade ou comportamento, com sobrecarga da família, da sociedade, dos cônjuges, comportamentos disruptivos, prejuízos pessoais e profissionais. Apesar do tratamento, os pacientes melhoram pouco ou não melhoram!


Alguns sinais de TP se fazem notar na postura, na comunicação verbal, no histórico de vida e nos resultados alcançados na vida até aquele momento. Vamos a alguns sinais e sintomas prevalentes em pacientes portadores de TP:
1)Uso de múltiplas drogas( uma pesquisa demonstra associação de usuários de drogas com TP em mais de 60 % dos casos). As drogas podem ser álcool, cocaína, maconha e outros;
2) Revoltas frequentes desde a tenra infância, com sinais de agressividade física e verbal, com abuso da confiança dos pais( '" minha mãe confiava em mim , enquanto eu festiava");
3) Envolvimento com a polícia ou transgressões- dirigir embriagado, envolver-se em acidentes de trânsito e atropelamentos( " Subi na calçada umas três vezes ");
4) Abandono das atividades acadêmicas ou subaproveitamento acadêmico;
5) Indefinições profissionais( " vou fazer concurso de qualquer coisa") ;
6) Gasto de tempo em atividades improdutivas( " minha especialidade é sair para caçar");
7) Problemas com autoridades( " eu apanhei da polícia, porque eu não aceito que me mandem");
8) Envolvimento com atividades ilícitas( " eu passava na boladinha, só na agiotagem");
9) Comportamentos manipulativos( " sou estrategista e vingativa");
10) Falta de coesão de Identidade( "Não sou 100%, pareço uma personagem");
11) Ausência de culpa( " não me arrependo das coisas").


Nenhum comentário:

Postar um comentário