terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Transtornos Psiquiátricos Intratáveis pelos atuais Métodos Terapêuticos- Parte II

A Medicina não cura todas as doenças. Muitas delas são crônicas e demandam tratamento a longo prazo, com controle sintomatológico( remissão), mas sem a cura definitiva. Se os pacientes interrompem o tratamento, os sintomas reaparecem( recaída ou recorrência). Entre as doenças clínicas mais conhecidas dentro desse padrão estão a HAS( hipertensão arterial Sistêmica), a diabetes, a artrite reumatóide e outras. Na psiquiatria não é muito diferente. A maioria das doenças são incuráveis, mas conseguimos controle sintomatógico( remissão), através do uso de medicamentos ou psicoterapias a longo prazo.
Existem doenças , entretanto, que não conseguimos nem uma remissão total , nem um controle sintomatológico ideal. São os casos intratáveis na Psiquiatria, principalmente os transtornos de personalidade. Por estarem rigidamente estruturados na maneira de ser, pensar, comportar-se do indivíduo, é extremamente trabalhoso produzir mudanças. Demanda a voluntariedade do paciente( rara), a habilidade técnica do psiquiatra, o tempo prolongado de tratamento( ou contínuo), o que produz resultados pífios.
Entre os transtornos de personalidade difíceis( ou impossíveis) de alcançar resultados terapêuticos substanciais estão o transtorno de personalidade antissocial, paranóide, esquizóide e em menor grau( alguma resposta e melhora com o tempo), o borderline. Esses transtornos são tratáveis( porque precisamos tratar), mas os resultados observados são mínimos. Os três fatores necessários para o sucesso terapêutico geralmente não conseguem acontecer simultaneamente.
Outros transtornos recorrentes e pouco responsivos ao tratamento, com a tendência de permanecerem a despeito do tratamento são os transtornos somatoformes, os transtornos conversivo-dissociativos, alguns transtornos neuróticos( esses passíveis de tratamento com psicoterapia). Eles ocupam a mente e a vida do paciente, que passam a viver em função dos sintomas, desinvestindo de outros aspectos mais importantes da sua existência. A perda de tempo e de tranquilidade são sinais óbvios de doença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário