quinta-feira, 18 de março de 2010

Chá de Ayahuasca e a Tragédia em Osasco


Assistimos à tragédia envolvendo o cartunista Glauco Villas Boas e seu filho Raoni, assassinados semana passada por um frequentador dos rituais do Santo Daime, em Osasco, São Paulo.


Hoje discorro sobre o chá de Ayahuasca e aspectos relevantes do ocorrido. Em primeiro lugar, esse chá usado em rituais religiosos possui propriedades alucinógenas. Ele é absorvido pelo estômago, cai na corrente circulatória e produz seus efeitos mentais em 30 minutos. Entre as alterações mentais estão a euforia, as alucinações visuais e auditivas e estados de relaxamento muscular. Os adeptos dessa seita utilizam o chá como um facilitador de experiências espirituais e religiosas. Os efeitos são preponderantes no hemisfério direito, pela avaliação da ressonância magnética funcional. Esse hemisfério regula as sensações emocionais e espaciais, explicando os efeitos encontrados nos usuários. O chá é extraído das folhas de cipó e chacrona.


Nos rituais do Santo Daime, originário da Amazônia, do qual o cartunista era adepto, tendo fundado uma casa que oferecia esses rituais religiosos, os adeptos usam o chá para acessar estados alterados de consciência que "abririam os canais de comunicação espiritual", possibilitando "Insights", autoconhecimento, busca de cura e da perfeição. Mesclado com a doutrina cristã e a umbanda, utiliza o chá de Ayahuasca como uma bebida sacramental, associado com cânticos e hinos religiosos.


Eu já fui convidado por um colega médico para "experimentar o chá e me libertar." Obviamente que recusei.


Desde a antiguidade as pessoas usam substâncias psicotrópicas para alterar os seus estados de consciência, em busca de "algum tipo de iluminação espiritual". A maioria busca os efeitos prazerosos mesmos, sem outras intenções transcendentais. Muitas substâncias psicotrópias possuem propriedades de abrir os canais de percepção, mas por pouco tempo, pois as ações danosas no Sistema Nervoso Central( SNC) produzem a destruição neuronal, nublando a percepção e neutralizando qualquer "benefício almejado". Portanto, utilizar substâncias psicotrópicas para iluminação espiritual é um caminho equivocado.


Nesse episódio trágico, a grande ironia do destino é que o cartunista criou uma casa de Santo Daime justamente para ajudar dependentes químicos( usuários de crack e cocaína) a se libertarem do vício. A pergunta que deixo para os leitores é a seguinte: Qual a racionalidade de tratar dependentes químicos , utilizando o chá de Ayahuasca( um alucinógeno) para tentar alcançar esse objetivo? Dependentes químicos não podem abandonar a dependência química utilizando mais substâncias que reforçam a dependência química! Nesse caso específico, o homicida apresentava sintomas psicóticos, provavelmente provocados ou agravados pelo chá de Ayahuasca. Num surto psicótico agudo( em que se achava Jesus Cristo) tirou a vida de duas pessoas inocentes. As vítimas infelizmente assumiram o risco de oferecer um tratamento que contraria os conhecimentos científicos atuais, que contraindicam o uso de qualquer droga de abuso para tratar a dependência química. O resultado foi trágico.


A utilização de drogas não abre a consciência de ninguém, ao contrário do que propagam usuários e adeptos de seitas. As substâncias químicas nublam a consciência e destróem o cérebro. Esse episódio demonstra ,mais uma vez, que as drogas causam mais malefícios que benefícios, pois afetam o juízo crítico das pessoas, aumentando o risco da prática de atos inconsequentes , irresponsáveis e violentos, colocando a saúde das pessoas em risco e transtornando a vida em sociedade.


5 comentários:

  1. Na realidade, o chá não tem efeitos alucinógenos. É considerado um enteógeno. O DMT (substância ativa) é produzido pelo nosso corpo em situações normais, mas em quantidades menores. Pesquisas apontam que pessoas que passam por experiências quase letais tem nesses momentos o pico de produção da substância.
    A questão das experiências espirituais está no fato de o chá induzir um estado de meditação profundo, que permite o acesso a níveis de consciência que não são normalmente acessíveis. Uma pessoa com crenças religiosas pode ter experiências espirituais. São experiências que ocorrem no interior da consciência do indivíduo, que normalmente estará sentado ou deitado de forma relaxada e de olhos fechados, simplesmente pensando.
    O resultado do uso da ayahuasca, nos rituais, é um momento de reflexão profundo. É parar um momento no cotidiano corrido para simplesmente pensar e refletir sobre tudo em perspectiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, o chá faz a limpeza e abertura da glandula pineal.

      Excluir
  2. Parabéns Raul, pela tua explicação.
    Participo de rituais com Ayahuasca já a algum tempo, acredito que o Marcos Ferreira, mantém sua posição e deve ser respeitada, porém está equivocado, pois o que muitos chamam de "Alucinógeno", eu prefiro chamar de "Elucidógeno", nos trazendo à lucidez de quem realmente somos, pois não causa dependência. As situações que podem ocorrer como o vômito, é uma limpeza realizada em nosso corpo físico e energético.
    Acredito que deveria experimentar, e assim poder dar uma opinião da prática e não teórica sobre o assunto, Fique tranquilo, tu não vais morrer.
    Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  3. A TRAGEDIA com o GLAUCO não foi noticiado como deveria. Jornais alternativos, que não se filiam a interesses como são os grandes, de grande evidencia, relatam a historia completa... O 1 fato: o homem que assasinou GLAUCO era ha muito tempo viciado em drogas, cuja principal era o CRACK! 2 fato: havia usado CRACK logo antes de matar GLAUCO. 3 fato: não havia tomado o chá neste dia!!!!!!!!!!
    Basta isso para que concordemos com o estudo que aprovou oficialmente o uso do chá Ayahuasca no brasil: quem usa a Ayahuasca não se vicia e nem produz comportamentos antisociais, pelo contrario induz a um comportamento proativo.

    ResponderExcluir
  4. Obviamente o autor esta equivocado em varias de suas ``opiniões´´, digo ``opiniões´´ pois nunca fez uso do mesmo, sendo incapaz de entender um processo muitas vezes doloroso, pelo qual passa quem toma. Processo o qual muitas vezes liberta a pessoa de dores antes encravadas no subconsciente, sendo afetada em sua vida cotidiana sem ao menos saber o porque. Durante o processo, essas dores são eliminadas, ou entendidas, e a vida pode ser seguida com um novo foco. Faço uso do Chá esporadicamente, e indico a todos. Me curou de vários males que pra mim eram invisíveis, mas que prejudicavam e muito a minha vida. O futuro do homem, daqui a centenas de anos, será viver exatamente naquele estado o qual o chá nos mantem, em estado graça, de amor absoluto, tendo todas as respostas e sabendo sem nenhuma duvida que a ``Natureza é Deus, e nossa igreja é a Terra´´.

    Um fraterno abraço e um feliz sempre.

    ResponderExcluir