sábado, 20 de março de 2010

Temperamento e Memória


Os Lobos Temporais, localizados na região lateral, acima das orelhas, atrás dos olhos,  são responsáveis pela modulação da memória e do temperamento. Doenças que afetam essas regiões causam os seguintes sintomas:

+ Instabilidade Emocional
+ Dificuldades de leitura
+ Problemas em achar palavras
+ Agressão interna e externa
+ dificuldade no reconhecimento de expressões faciais
+ Problemas de memória
+ Percepções sensoriais anormais , distorções visuais e auditivas
+ Desligamento e confusão mental
+ Escrever excessivamente
+ Ataques convulsivos( epilepsia do lobo temporal)
+ Preocupações com ideias morais e religiosas

 Muitas doenças psiquiátricas e neurológicas comprometem o funcionamento saudável dos lobos temporais. Entre elas, podemos citar a epilepsia( descargas anormais e sincrônicas de impulsos elétricos neuronais), encefalites( infeccção do tecido cerebral, comum em pacientes com AIDS ou deficiência imunológica), AVC( acidentes vasculares cerebrais), demência na doença de Alzheimer ou secundária a outras doenças neurológicas, traumatismo cranio-encefálico(TCE).
No lado dominante( geralmente esquerdo), os lobos temporais estão envolvidos no processamento da linguagem, as memórias de médio e longo prazo, as lembranças com detalhes complexos, a evocação de palavras, a estabilidade emocional e o processamento auditivo.
O lobo temporal não-dominante( geralmente o direito) está envolvido na leitura de expressões faciais, no processamento de entonação verbal, na audição de ritmos, aprendizagem musical.
Por estarem numa área vulnerável do cérebro, podem ser danificados por pequenas pancadas na cabeça. Qualquer pancada na cabeça, vinda de qualquer lado, transmite o impacto aos lobos temporais, que estão cercados de ossos cranianos por todos os lados.
O mal de Alzheimer, uma forma devastadora e progressiva de demência senil, é causa mais comum de problemas de memória em idosos. Estudos de SPECT( tomografia por emissão de pósitrons) demonstra um padrão de baixa perfusão( oxigenação) em ambos os lobos temporais, além dos lobos parietais.Esse padrão funcional pode aparecer muitos anos antes do surgimento dos sintomas da Doença de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário