segunda-feira, 22 de março de 2010

Narcisismo e Doença Mental

A sociedade atual está calcada na busca do EU. Todas as modalidades de psicoterapia "tentam" resgatar a autoestima, a auto-importância, a valorização do EU. Os livros de autoajuda pregam esse bordão.
Entretanto, pesquisas recentes demonstram que o caminho para o resgate do eu verdadeiro, o SELF, faz-se seguindo o caminho oposto daqueles que a sociedade prega e as psicoterapia tentam. O EU é o ego, uma máscara construída no decorrer do desenvolvimento psicológico com o intuito de proteger o indivíduo dos traumas inevitáveis da vida. Essa "casca" protege, através de diferentes mecanismos de defesa do ego, contra as dores das perdas, da rejeição, dos medos, das inseguranças, das fantasias de aniquilamento.
O resgate do verdadeiro eu, o SELF, acontece quando  o indivíduo interrompe os mecanismos de defesa que reforçam o EU. O EU é o falso self. Esses mecanismos de defesa produzem as doenças neuróticas, que se caracterizam por uma preocupação exagerada consigo mesmo, com seus objetivos, sonhos, problemas, o seu pequeno mundo. Quando a pessoa transcende essa preocupação egóica, consegue encontrar o seu SELF.
Vivemos numa sociedade que alimenta os mecanismos de defesa que negam o SELF e reforçam o EU, já fragilizado. Entre os mecanismos de defesa estão a projeção( a culpa é dos outros), a dissociação( dividir a mente, para rechaçar pedaços de experiências dolorosas e inaceitáveis), a identificação projetiva( pegar os pedaços do eu inaceitáveis e projetar nos outros, livrando-se da responsabilidade), a repressão( varrer os conteúdos inconscientes para o sótão da mente, esquecendo-os aparentemente), a conduta passivo-agressiva( descarregar a agressividade pelas costas de alguém) e muitos outros mecanismos do EGO que fragilizam a identidade de uma pessoa por serem usados excessivamente e distorcerem a realidade.
Vivemos numa sociedade narcisista, que cultua o EU. Mas cultuar o eu é o caminho mais garantido para alimentar as neuroses e os mecanismos de defesa primitivos do ego, já comentados. Portanto, o caminho é entender esses mecanismos de defesa, identificá-los e modificá-los, em busca do resgate da sua verdadeira identidade, o SELF.
Existem partes que compõem a mente. Uma parte saudável busca essa evolução. Outras partes recusam-se a crescer, a evoluir, a modificar comportamentos arraigados. O primeiro passo para a mudança é a decisão pessoal de buscar essa evolução, seja através da psicoterapia que focaliza o self, seja através dos estudos que  se direcionam ao desenvolvimento emocional , intelectual, filosófico e espiritual( não necessariamente religioso).
O processo evolucionário é individual e depende da mudança dessa visão autocentrada, narcisista , para uma visão cosmocêntrica, holística. Quando o EU evolui para o NÓS, temos uma mudança de ordem generativa no universo. Você precisa comprometer-se, engajar-se no seu próprio caminho evolutivo, cultivando experiências construtivas e contribuindo para a evolução da humanidade.
O narcisismo nega justamente esse caminho evolutivo. O narcisismo prega o culto ao EU, um senso exagerado de auto-importância vazia.  Uma pessoa narcisista pensa somente em si mesma. Ela é o centro do cosmos! Ela busca o consumismo! Ela almeja à Felicidade! Mas esses caminhos estão equivocados como escolhas primárias.
No resgate do SELF autêntico, a Felicidade deixa de ser uma meta e passa a ser um estado transitório e acessível como subproduto espontâneo da busca evolutiva. O consumismo desaparece, porque os bens materiais dão prazer fugaz, mas não sustentam a realização verdadeira.
A fundação do resgate do SELF está em buscar o autodesenvolvimento evolutivo. Nenhuma psicoterapia ou religião que nega essa lição de casa vai ser bem-sucedida a longo prazo. Ninguém vai fazer a faxina necessária na sua mente, exceto você mesmo, através do resgate da sua essência verdadeira.
As religiões seculares, os governos estatizantes acostumaram mal a população,  oferecendo uma salvação que não mobiliza a responsabilidade pessoal pela própria evolução. Fica a cargo do governo ou de um "Pai ou Mãe cósmicos", no final da contas, a solução última dos nossos problemas. Saiba que a bagunça que você criou, você resolve!
Na visão atual, pós-metafísica, a responsabilidade pessoal pelo autodesenvolvimento é intransferível. Há uma inteligência mental adormecida, uma inteligência "espiritual" adormecida, e assim continuarão, caso você não mude a sua conduta.
Qualquer neurose é resultado da resistência do indivíduo em crescer e assumir responsabilidades. Qualquer neurose é resultado da insistência em alimentar o narcisismo pessoal e social, ser o "número UM"( mas com que propósito além do próprio umbigo?). Precisamos pensar mais cosmologicamente e menos pessoalmente. O mundo não evoluiu nesses 4 bilhões de anos para orbitar ao redor do SEU umbigo! A conduta narcisista, baseada no exagero da auto-importância, nas preocupações com os detalhes mundanos mais insignificantes, no consumismo, na antevisão de um "futuro brilhante", somente alimentam a doença mental globalmente. Viver consumindo informações exageradamente, mas negligenciando a Sabedoria, viver preocupado com  o culto ao corpo, mas negligenciando a Saúde, viver sob os próprios holofotes e confetes, negligenciando o vizinho que precisa de ajuda é  a neurose do século!

2 comentários:

  1. Excelente artigo.
    Agradeço ter tido oportunidade de lê-lo.
    Vou difundi-lo.
    Concordo com o que escreveu, de forma muito inteligente. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Eu pergunto... que técnicas posso usar para lidar com uma pessoa assim...sendo essa pessoa minha superior no trabalho... é que sinceramente há dias que desespero...

    ResponderExcluir