segunda-feira, 3 de maio de 2010

TOC( Transtorno Obsessivo- Compulsivo)

O TOC( Transtorno obsessivo-compulsivo) é um transtorno de ansiedade que envolve obsessões ou compulsões recorrentes que consomem tempo e causam dificuldades na vida diária.

As obsessões são pensamentos invasivos, parasitários, que interferem no fluxo normal do pensamento, causando sofrimento emocional e angústia subjetiva. Podem ser palavras, frases, rimas, de diferentes conteúdos( religiosos, blasfêmias, absurdos, obscenidades). Há também imagens vívidas, retratando cenas violentas, sexuais ou perturbadoras. Em níveis mais estruturados, há as crenças irracionais, medos obsessivos, rituais obsessivos, ruminações obsessivas.

As compulsões são atos repetitivos, a fim de aliviar as obsessões. Muitas vezes esses comportamentos tornam-se ritualísticos, desde cantar músicas, executar limpezas exageradas e metódicas e uma gama de comportamentos anulatórios das obsessões( lavar as mãos, organizar, verificar) ou atos mentais( orar, contar, repetir palavras em silêncio). A não realização do ato compulsivo gera uma ansiedade muito grande no paciente.

Esses sintomas causam acentuado sofrimento, consomem tempo( mais de 1 hora por dia) ou interferem significativamente na rotina, no funcionamento ocupacional( ou acadêmico), em atividades ou em relacionamento sociais habituais do indivíduo.

O indivíduo reconhece que as obsessões e compulsões são excessivas e irracionais( ego-distonia). Para que efetuemos o diagnóstico, outras patologias psiquiátricas precisam ser excluídas, como o uso de substâncias, uma condição médica geral, ou outros transtornos psiquiátricos que cursem com sintomas obsessivo-compulsivos. Também precisamos diferenciar "traços obsessivo-compulsivos", que são constituintes normais da personalidade adulta, de intensidade leve a moderada, sem gerar sofrimento subjetivo( ego-sintonia), pois dessa diferenciação vai depender a modalidade de tratamento.
Muitos pacientes obsessivo-compulsivos vivenciam a diminuição significativa na capacidade funcional, incluindo perda do emprego, separação conjugal e dificuldades nos relacionamentos interpessoais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário