quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mente-Corpo-Sistema Imunológico

Queda de cabelo, enxaqueca, candidíase de repetição, alergias de pele, ataques de pânico, crises hipertensivas, déficits de memória, desconcentração, apreensão, contraturas musculares, sudorese profusa, descontrole emocional. Esses são alguns dos sinais do estresse fisiológico.
A Psiconeuroimunologia é um campo de estudo que investiga a ligação intrínseca e recíproca de sistemas orgânicos como psiquismo, o sistema endócrino , neurológico e imunológico.
No 23° ciclo de Avanços em Clínica Psiquiátrica, que ocorreu em Porto Alegre nos dias 21 e 22 de maio de 2010, houve um debate sobre estudos recentes nessa área.
Cada vez mais as pesquisas avançam no sentido de correlacionar esses sistemas de regulação orgânica. A Psiconeuroimunologia entende que o indivíduo é um sistema biopsicossocial e quaisquer alterações num dos componentes do sistema afeta os demais.
O estresse explica o desencadeamente de inúmeras doenças físicas e mentais, que são causadas pela ativação aguda ou crônica do Eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), responsável pelas ordens de secreção de hormônios como cortisol e adrenalina. A hipersecreção desses hormônios afetaria o equilíbrio do organismo( homeostase), provocando as doenças. Inclusive uma nova frente de pesquisas estuda o desenvolvimento de classes de antidepressivos que atuem nesse eixo do estresse, ao invés dos antidepressivos atuais, que atuam na neurotransmissão central.





O hipotálamo é uma região cerebral , responsável pela memória , que possui receptores para o cortisol. O cortisol agudo até melhora a memória, porque deixa a pessoa mais atenta. Por outro lado, a ocupação crônica desses receptores, como ocorre em quadros crônicos de estresse( e depressão), causa a morte neuronal, com consequente perda de memória. O controle do estresse, o tratamento da depressão e ansiedade e  a prática de atividades físicas são medidas preventivas e terapêuticas nesses casos. Aventa-se também a utilização de antiinflamatórios associados ao tratamento antidepressivo, para neutralizar o estado de inflamação sistêmica( que afeta todo o organismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário