sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fobias, Pânico e Obsessões

Os Transtornos Ansiosos estão entre os mais prevalentes na população geral. As características marcantes desses transtornos são as alterações no sistema nervoso autônomo, com manifestações somáticas( físicas), como palpitações, tremores, sudorese, opressão torácica, tensão muscular, e alterações psíquicas como apreensão, angústia, medo intenso, nervosismo, preocupações antecipatórias, incapacidade para relaxar, pensamentos fixos em situações improváveis( variando de tragédias a riscos imaginários) , etc. A ansiedade é uma resposta normal dependendo do estímulo estressor( interno ou externo), mas quando alcança uma intensidade excessiva e persistente, com prejuízos funcionais na vida do indivíduo, caracteriza algum transtorno do espectro ansioso.
As sensações de ansiedade são descritas como desagradáveis, desproporcionais e irracionais frente à argumentação lógica e evidências negativas de perigo.

Entre os Transtornos Ansiosos, as Fobias se destacam em prevalência estatística. A Fobia é um medo intenso e irracional diante de situações, objetos e estímulos. Divide-se em fobia social, que é o medo de exposição a situações de interação social ,como falar em público, comer em público, assinar documentos em público, ser apresentado a pessoas desconhecidas. A Fobia social é uma timidez excessiva que incapacita o paciente de interagir socialmente de modo a atingir os objetivos almejados. A Fobia específica é  o medo exagerado de objetos, situações( as mais variadas possíveis, mais de 400 fobias catalogadas), como elevador, aranha, cobra, o número oito, etc.
Entre os Transtornos Ansiosos de características episódicas, está a Síndrome do Pânico, que se manifesta com crises agudas e paroxísticas de ansiedade somática e psicológica, de intensidade moderada a alta, levando ao estado de medo intenso de morrer por um "ataque cardíaco", "enlouquecer", "sufocar". Os sintomas mimetizam doenças orgânicas como enfarto do miocárdio, doenças pneumológicas e outras. A avaliação clínica é negativa para doença física. O tratamento deve ser conduzido por psiquiatras.
Os Transtornos Obsessivo-compulsivos também estão enquadrados nos Transtornos de Ansiedade. Caracterizam-se por pensamentos fixos, parasitários do pensamento, seja de conteúdo obsceno, religioso, catastrófico ou de dúvidas, levando a sofrimento intenso. O paciente identifica a irracionalidade, mas é incapaz de controlar voluntariamente o aparecimento súbito de ideias e ruminações obsessivas. Para aplacar o sofrimento, realiza compulsões( atos repetitivos e ritualísticos) com o intuito de fazer cessar ou acalmar os pensamentos obsessivos.

Os Transtornos de Ansiedade demandam tratamento psiquiátrico, com o uso de psicofármacos, que regulam a neuroquímica cerebral, principalmente em regiões específicas na produção de serotonina. Os medicamentos de escolha a longo prazo são os antidepressivos reguladores de serotonina. A associação com outros medicamentos pode ser necessária, quando os sintomas se mostram resistentes e crônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário