domingo, 6 de março de 2011

O Tratamento do TAB restaura o Volume Cerebral

 Na década de 40, o lítio passou a fazer parte do arsenal terapêutico no tratamento dos transtornos de humor. Foi o primeiro medicamento usado para o tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar(TAB) e também dos sintomas depressivos. Nos últimos 15 anos, os estudos focalizaram os mecanismos moleculares subjacentes ao tratamento do transtorno bipolar. A Neurociência aplicada ao estudo em animais identificou  os efeitos neuroprotetores e neurotróficos do lítio.

A identificação dessas ações moleculares coincidiu com a descoberta de que havia  déficits de volume cerebral  em pessoas com Transtorno Afetivo bipolar (TAB). Em particular, esses estudos identificaram reduções predominantemente no tamanho de regiões do cérebro envolvidas na regulação do humor. Os mesmos estudos forneceram indícios de que alguns dos tratamentos para o transtorno bipolar aumentariam o volume dessas regiões cerebrais.

Onze grupos  internacionais de pesquisa colaboraram  com  dados de neuroimagem de adultos com transtorno bipolar, permitindo a realização de uma investigação extensa  das diferenças na estrutura cerebral de indivíduos com transtorno bipolar comparadas com os controles sadios. Os resultados foram posteriormente publicados na  Biological Psychiatry.

Eles descobriram que indivíduos com Transtorno Afetivo Bipolar(TAB)  tinham aumento do ventrículo lateral direito, do volume do lobo temporal esquerdo  e do putamen. Indivíduos com transtorno bipolar que não tomavam lítio apresentavam uma  redução no volume cerebral e do hipocampo em comparação com indivíduos saudáveis . No entanto, pacientes bipolares em uso de lítio exibiam  um aumento significativo do volume do hipocampo e da amígdala cerebral comparativamente aos pacientes não tratados com lítio e aos indivíduos sadios do grupo-controle.  A redução do volume cerebral também foi significativamente relacionada  com tempo da doença em indivíduos bipolares.

Esses estudos demonstraram que alterações em estruturas cerebrais  estão associadas com o TAB e que os tratamentos com o Lítio e talvez outros medicamentos possam reverter os déficits causados pela doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário