segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Qual o risco de usar antidepressivo em pessoas normais?

Um estudo feito pelo Instituto de Psiquiatria da USP, entitulado "Estudo psicológico da regulação emocional a partir dos efeitos de antidepressivos" avaliou 120 voluntários rigorosamente saudáveis, que usaram antidepressivo por 12 semanas, em subdoses ( 40 mg/dia), enquanto a dose habitual é 75 mg/dia.

Os pacientes observaram uma diminuição na irritabilidade, com ganho de maior tolerância frente aos estressores. Os fatores analisados foram: agressividade, sono, funcionamento cerebral e alimentação.
O estudo comparou voluntários que usaram placebo( pílulas sem efeito terapêutico) com os voluntários que usaram o antidepressivo verdadeiro. Em 30 % dos casos, os participantes notaram melhora do humor nas semanas que usaram o antidepressivo verdadeiro. Eles passaram a se irritar menos e ficaram mais concentrados nas tarefas. Parece que os traços de personalidade que responderam ao medicamento demostraram ser importantes, pois os pacientes respondedores eram menos medrosos, irritáveis e impulsivos.
Obviamente que o objetivo desse trabalho não é preconizar o uso de antidepressivos para pessoas saudáveis. Mas demonstra que os antidepressivos podem ser reguladores de traços de personalidade. Trabalhos anteriores demonstraram que os antidepressivos antagonizam os efeitos estressores dos hormônios cortisol e adrenalina, protegendo a sáude da região hipocampal, responsável pela memória e aprendizagem.
Na prática clínica, muitos pacientes que não satisfazem os critérios para Transtorno Depressivo Maior(TDM) ou Transtorno de Humor(TH) respondem a baixas doses de estabilizadores de humor e antidepressivos. Esse trabalho vem confirmar a experiência de consultório. Entretanto continuamos a reforçar que o uso indiscriminado de psicotrópicos pode causar malefícios e não somente benefícios. Sem um acompanhamento psiquiátrico regular, o risco é maior do que o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário