domingo, 27 de setembro de 2009

TDAH e o ENEM



O TDAH ocorre como disfunção de duas regiões responsáveis pela atenção e concentração, além de inibirem comportamentos impulsivos. A primeira região, o córtex pré-frontal, em pessoas com TDAH, tem a sua atividade diminuída quando os portadores do transtorno tentam se concentrar, ao invés de aumentar( como acontece com indivíduos normais). Esses indivíduos com TDAH têm pouca capacidade de supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, são distraídos, desorganizados , hiperativos, com descontrole de impulsos, apresentam dificuldade de aprender com os erros passados e capacidade de adiamento da gratificação de impulsos imediatos.
As pesquisas mostram que quanto mais as pessoas tentam se concentrar, pior para elas. A atividade pré-frontal desliga. Pessoas com TDAH precisam de ambientes com pouca pressão e mais elogios, principalmente se os ambientes forem estimulantes, interessantes e tranquilos.
Existem exemplos de crianças que levam horas tentando completar o dever escolar, algo que poderia ser feito em minutos, justamente por causa do pequeno âmbito de atenção e a tendência de se distrair com coisas novas, bonitas, novidades, estímulos externos à tarefa. A sala de aula com muitas crianças é um verdadeiro laboratório para a "descoberta" e " manutenção" de TDAH por causa da configuração rígida e entediante, que os portadores do transtorno não toleram.
Agora, com a nova prova do ENEM, com questões longas, quem tiver TDAH vai precisar tratar, senão vai ter grandes dificuldades de se manter concentrado em assuntos longos, variados, onde se encontram muitas respostas encobertas nas entrelinhas.

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