domingo, 27 de setembro de 2009

TDAH , Mau Humor e Desorganização



A energia e o entusiasmo de pessoas com TDAH as leva a se envolver em muitos projetos. Mas são pouco afeitos a conclui-los! Iniciam projetos, deixam pela metade. A falta de foco e organização faz com que deixem a operacionalização das fases intermediárias de qualquer trabalho incompleta.
A desorganização inclui tanto o aproveitamento do espaço físico como salas, malas, gabinetes, escrivaninhas e armários, como quanto à administração do tempo.
O mau humor característico do TDAH pode nos levar a concluir que eles possuem algum transtorno de humor( e a maioria têm!), mas o que acontece em nível cerebral é a incapacidade cortical de moderar o sistema límbico( responsável pelas emoções), que então fica muito ativo, levando a humor descontrolado e irritadiço!
Nenhum exame de imagem é suficiente para o diagnóstico de TDAH, mas testes neuropsicológicos mostram os sinais de desatenção e impulsividade comum nesses pacientes. Em fase de pesquisa, um exame chamado SPECT( tomografia computadorizada por emissão de pósitron) demonstra as alterações funcionais nas áreas envolvidas.
Outra queixa frequente é considerar crianças e adultos com TDAH como preguiçosos e criticá-los por isso. Quando tratados, o desempenho acadêmico e profissional melhora "milagrosamente".
Vale a pena ressaltar que existem inúmeros estímulos que são buscados( inconscientemente) como meio de tratar do TDAH não diagnosticado pelo médico: vida agitada, café, cigarro, outras drogas, atividades físicas altamente estimulantes( esportes radicais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário