sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estresse Pós-Traumático



Experiências traumáticas podem causar um transtorno de ansiedade chamado Estresse Pós-Traumático. Entre essas experiências estão a violência( assalto, estupro,etc), desastres naturais( enchentes, terremotos), acidentes( carro, incêndio, avião) e desastres causados deliberadamente( atos terroristas, guerras, tortura, campos de concentração). Seja na condição de vítima ou testemunha, a pessoa pode desenvolver o transtorno.
As estimativas apontam uma prevalência para o transtorno na população em geral em torno dos 7 a 9%, com predominância maior em mulheres.
Neste transtorno a pessoa apresenta sintomas como a revivência do evento traumático, associados à perda de interesse e desânimo, esquiva de situações relacionadas ao evento e aumento da ansiedade, distúrbios do sono, pesadelos, desconcentração, hipervigilância, reações de sobressalto, isolamento e tristeza. Os sintomas têm início após o trauma e duram no mínimo um mês. Quando iniciam nos primeiros três meses são classificados como agudos. Acima de três meses são classificados como crônicos e após seis meses são classificados como tardios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário