sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estresse Pós-Traumático(TEPT)



Uma das situações frequentes no atendimento psiquiátrico é a identificação de quadros depressivos e ansiosos decorrentes de estresse pós-traumático subdiagnosticado, por não preencherem os critérios completos. Pessoas com TEPT parcial correspondem a 30 % da população.
A memória traumática é um dos sintomas que aparecem nos indivíduos submetidos ao trauma, causando desconforto, toda vez que situações rememoram o evento, seja através de sons, paisagens, cheiros e sensações táteis.
O tratamento consiste no uso de antidepressivos e ansiolíticos, além de psicoterapia para reelaboração das memórias, com a geração de novas associações atualizadas e fortalecedoras. O silêncio não faz o indivíduo esquecer, simplesmente registra e esconde essas memórias no inconsciente, de onde os efeitos negativos se apresentarão em diferentes situações-gatilhos. A terapia cognitivo-comportamental( TCC), através da exposição ( imaginária ou in vivo), reestrutura o episódio traumático sob uma perspectiva nova, produzindo aprendizagens corretivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário