sábado, 24 de outubro de 2009

Assédio Moral e Estresse Pós-Traumático



Uma condição preocupante é o assédio moral no trabalho. A cada dia, mais pessoas procuram tratamento psiquiátrico para sintomas compatíveis com estresse pós-traumático, por se sentirem humilhadas e perseguidas por chefes e superiores hierárquicos. O assédio moral é a utilização do poder para atrapalhar, perseguir, obstruir, humilhar, explorar, denegrir a vida de funcionários subordinados. Isso causa sequelas psicológicas e desencadeia transtornos psiquiátricos a longo prazo.

Quando se pensa em TEPT, eventos catastróficos e fora da experiência cotidiana são lembrados. Mas existe um estresse pós-traumático pelo acúmulo de humilhações e perseguições no local de trabalho. Esse TEPT crônico produz a esquiva fóbica do trabalho, o desenvolvimento de transtorno depressivo e ansioso, com prejuízos no desempenho pessoal e profissional.

O tratamento consiste em afastar o indivíduo do ambiente desencadeante do trauma crônico, sugerindo mudança de setor ou até mesmo troca de emprego, quando os sintomas ficam intoleráveis. O que precisamos pensar é o que leva um chefe a destilar todo o seu sadismo, humilhando um colega de trabalho, para satisfazer a seu prazer doentio? A natureza humana no que ela tem de mais primitivo toma a forma de selvageria social, com a impossibilidade de resolver as diferenças pessoais com civilidade e bom senso. Muitas pessoas em condição de poder se transformam em tiranos e causam malefícios ao bom andamento do trabalho, produzindo desavenças ao invés de sinergia, retrocesso ao invés de crescimento. Esses chefes precisam de tratamento e não merecem o cargo que ocupam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário