sábado, 24 de outubro de 2009

Tratamento do TAG


De acordo com as diretrizes farmacológicas, os medicamentos antidepressivos , particularmente da classe dos ISRS( Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina), os antidepressivos duais( ISRSN) e os ansiolíticos( Benzodiazepínicos), além da buspirona, são os medicamentos de eleição conforme o caso específico. Havendo resposta terapêutica às doses prescritas, preconiza-se a manutenção de tratamento pelo período mínimo de 1 ano, com a mesma dosagem.

O tratamento psicoterápico, principalmente a TCC( terapia Cognitivo-Comportamental) está indicada em associação com os medicamentos.

Quando há resposta parcial ao tratamento, pode-se associar diferentes classes medicamentosas para produzir a potencialização dos efeitos terapêuticos.

Os benzodiazepínicos(BZD) são medicamentos auxiliares no tratamento da fase aguda, até que os antidepressivos produzam os efeitos( 2 a 3 semanas). Tão logo o quadro clínico se estabilize, recomenda-se a retirada do BZD para evitar a dependência fisiológica e efeitos colaterais como sedação, fadiga, prejuízo psicomotor, déficit de memória. Entretanto, em alguns casos o uso dos BZD está indicado a longo prazo, com a supervisão médica. Na escolha da classe de BZD, optamos pelos medicamentos de longa ação, para minimizar os riscos de dependência e sintomas de ansiedade rebote nos intervalos das doses, o que acontece com BZD de vida curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário