quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estados Mistos no Transtorno Bipolar


Quando tratados com antidepressivos, pacientes com temperamento hipertímico sofrem o agravamento de seus sintomas , com o aparecimento de estados mistos. Muitos pacientes diagnosticados como depressivos unipolares( são pseudounipolares) recebem antidepressivos e podem sofrer uma viragem maníaca.
Portanto, a investigação exaustiva da história psiquiátrica pregressa é importantíssima, em busca de sinais e sintomas de hipomania ou mania, para evitar a indução de quadros iatrogênicos( causados pelo médico). A prescrição desenfreada de antidepressivos( receita de bolo) pelo clínicos gerais e neurologistas é condenável, por causa dos riscos citados.
Nos estados mistos, o paciente apresenta uma mescla de sintomas depressivos e maníacos. Como os critérios diagnósticos são bastante rígidos, exigindo uma semana de manifestação simultânea de sintomas maníacos e depressivos, muitos estados mistos subsindrômicos ficam sem diagnóstico.
Com o advento do movimento neo-kraepeliano nos EUA, muitos trabalhos investigando estados mistos começaram a surgir. Os trabalhos encontraram prevalências que vão desde 16 % a 65 %, de acordo com a metodologia aplicada. A formulação do conceito unitário de Kraepelin reconhecia a existência desses estados mistos. Muitos autores sugerem a flexibilização dos critérios diagnósticos do DSM- IV( manual diagnóstico e estatístico das enfermidades mentais) para podermos englobar mais estados mistos vistos na clínica diária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário