Temperamento é a composição biológica da personalidade. A personalidade é construída pela interação da genética( temperamento) com meio ambiente. O meio ambiente molda o caráter.
Segundo Akiskal( 1987), os estados mistos emergem quando um episódio afetivo se assenta sobre um temperamento de polaridade oposta.
Segundo Akiskal( 1987), os estados mistos emergem quando um episódio afetivo se assenta sobre um temperamento de polaridade oposta.
Os três possíveis estados mistos seriam:
1) temperamento depressivo + episódio maníaco
2) temperamento ciclotímico + depressão maior
3) temperamento hipertímico + depressão maior
A situação 1 geralmente produz estados mistos do tipo psicótico, com características incongruentes com o humor. Observam-se crises de choro, euforia, grandiosidade, aceleração de pensamento, hipersexualidade, ideação suicida, irritabilidade, raiva, insônia grave, agitação psicomotora, delírios paranóides persecutórios, alucinações auditivas.
A situação 2 caracteriza-se mais por humor depressivo, excesso de sono e apetite, fadiga, hipersexualidade impulsiva, tentativas dramáticas de suicídio , jogo patológico , abuso de álcool e estimulantes.
A situação 3 caracteriza-se por disforia, irrascibilidade, agitação sobre um fundo de inibição motora, aceleração de pensamentos, insônia, excitação sexual, histrionismo, intenso sofrimento, fadiga, podendo haver abuso de álcool e estimulantes também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário