quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Temperamentos e Bipolaridade






Temperamento é a composição biológica da personalidade. A personalidade é construída pela interação da genética( temperamento) com meio ambiente. O meio ambiente molda o caráter.
Segundo Akiskal( 1987), os estados mistos emergem quando um episódio afetivo se assenta sobre um temperamento de polaridade oposta.




Os três possíveis estados mistos seriam:




1) temperamento depressivo + episódio maníaco


2) temperamento ciclotímico + depressão maior


3) temperamento hipertímico + depressão maior




A situação 1 geralmente produz estados mistos do tipo psicótico, com características incongruentes com o humor. Observam-se crises de choro, euforia, grandiosidade, aceleração de pensamento, hipersexualidade, ideação suicida, irritabilidade, raiva, insônia grave, agitação psicomotora, delírios paranóides persecutórios, alucinações auditivas.




A situação 2 caracteriza-se mais por humor depressivo, excesso de sono e apetite, fadiga, hipersexualidade impulsiva, tentativas dramáticas de suicídio , jogo patológico , abuso de álcool e estimulantes.




A situação 3 caracteriza-se por disforia, irrascibilidade, agitação sobre um fundo de inibição motora, aceleração de pensamentos, insônia, excitação sexual, histrionismo, intenso sofrimento, fadiga, podendo haver abuso de álcool e estimulantes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário